Diácono Leonardo Loures será ordenado presbítero no próximo dia 26

No próximo sábado, dia 26 de setembro, às 09h30, a Arquidiocese de Juiz de Fora acolhe mais um sacerdote para a Igreja. O Diácono Leonardo Loures Valle, 35 anos, será ordenado presbítero na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Francisco Bernardino.

Com o lema “Pela tua palavra, lançarei a rede" (Lc 5,5), o candidato será ordenado pela imposição das mãos do bispo diocesano, Dom Gil Antônio Moreira. “O lema escolhido está dentro do Evangelho de São Lucas que nos narra o episódio da “pesca milagrosa”, o que me levou a escolher este tema foi a maneira que Pedro se comporta.  Olhando para Pedro nessa passagem vejo claramente minha caminhada vocacional. No episódio da “Pesca milagrosa” temos inicialmente um Pedro desanimado, frustrado pelas inúmeras tentativas de pesca, em minha caminhada inúmeras vezes me senti assim, frustrado, desanimado, desapontado, e muitas vezes enfrentei essa situação pela dificuldade de aceitar algo que eu não concordava, ou não queria, por sinal este é o maior mistério do caminho de discernimento vocacional, o deixar-se lapidar, e isso não é fácil, é um processo doloroso, mas que é fundamental em nossa formação.”, destaca Leonardo.

A paróquia deve reunir centenas de fiéis de diversas regiões da arquidiocese como também da diocese de Óbidos/PA onde o diácono atua como administrador paroquial da Paróquia de São Martinho de Lima. “Muitos rezaram por mim e me ajudaram. Nesses anos todos de formação, muitos acreditaram na minha vocação quando mais precisei. Sou muito agradecido! Com meus pais, familiares e lideranças, quero convidar todos para mais esta festa de nossa Igreja, a minha ordenação. Espero com muito carinho e de braços abertos!”, convida o diácono.

Na família e na comunidade, o berço da fé


“A vocação é a resposta que demos ao chamado de Deus, e posso dizer que a minha resposta começou a ser dada ainda por minha mãe. Durante a sua gravidez, quando eu ainda estava em seu ventre minha querida mãe toda sexta feira as 15h ia visitar a imagem da virgem Maria e aos seus pés rezava o terço em intenção ao meu nascimento desde então ela me consagrava a virgem Maria. Por muito pouco não nasci dentro da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, foi dentro da Igreja que minha mãe sentiu as dores do parto e foi levada ao hospital. Ainda no colo dos meus pais participei de vários encontros de jovens, de casais, curso de noivos entre outros, praticamente cresci dentro da igreja, por isso sempre digo que minha resposta vocacional e fruto da paróquia”, relata o diácono

Diferente da maioria dos padres onde o despertar vocacional acontece muito cedo. O Diácono Leonardo decidiu seguir o caminho de celibatário no ano 2008. “Mas mesmo crescendo na Igreja não pensava em ser padre, mesmo que muitas pessoas na Paróquia me falava isso, sempre me recordo das inúmeras vezes que a irmã Geralda me falava que eu tinha que pensar nisso, tinha que discernir. Mas a decisão de discernir melhor minha vocação se deu após inúmeras conversa com o Pe Eduardo, foi quando decidi ingressar no seminário. Agradeço a todos q contribuíram com o meu discernimento vocacional, de maneira especial os padres q me acompanharam em minha paróquia de origem. Pe José Geraldo, Pe José Alves, Pe Alessandro,  Pe Gil, Pe Eduardo, Pe Expedito.  E claro a todos leigos e leigas q tanto contribuíram com meu discernimento vocacional. .de maneira especial aos dois grupos q participei por mais tempo, o Grupo Jovem JUC e o Ministério de Música Mãe Rainha". Relata o jovem candidato ao presbitério. Completa Leonardo.

Os tempos de seminário e os desafios da vocação


“Nesses anos todos de formação, o que mais precisei aprender foi que, para ir com Jesus, é preciso deixar muita coisa pra trás, deixar muita coisa de lado, tirar muita coisa que não é essencial do coração, porque, se damos vazão à concupiscência, seguimos não o Senhor Jesus que teve cruz, venceu a morte, o pecado, as tentações e ressuscitou, mas seguimos o que apenas faz bem ao ego e não conseguimos descer às periferias existenciais, como nos tem pedido o Papa Francisco”, destaca Leonardo.

Nos 6 anos de preparação dentro do seminário, o futuro padre buscou se preparar para melhor servir o povo de Deus. Segundo ele, as maiores dificuldades não foram os estudos, nem a pastoral ou a espiritualidade, mas sim, a dimensão humana, aprendendo a potencializar capacidades e diminuir fraquezas e limites. “Foi entender que Deus, nos seus desígnios, chama quem Ele quer, como Ele quer e prepara para o que Ele quer”, frisa o vocacionado.

Tríduo Preparatório

23/09/2015 - Quarta-feira - 1º Dia do tríduo
19h - Celebração

24/09/2015 - Quinta-feira - 2º Dia do tríduo
19h - Celebração

25/09/2015 - Sexta-feira - 3º Dia do tríduo
19h - Celebração

Ordenação Presbiteral 
23/09/2015 - Sábado - 09h30