História PNSL



Há muitos anos atrás, existia na região noroeste de Juiz de Fora uma fazenda chamada “Creosotagem”. O nome explica-se pelo funcionamento da usina de creosoto[1] baixo. A usina creosotava dormentes para expansão e conservação da ferrovia Central do Brasil. Os proprietários da fazenda citada eram o Senhor Constantino Luiz Paleta e a senhora Berta Halfeld Paleta.Eles, o casal tinha três filhas: Carmem Silvia Rezende Tostes (Dona Mimi), Stela Paleta de Alencar (casada com Antônio Menton de Alencar) e Maria Luiza Paleta Heckmann (casada com Augusto Heckmann).
Nos idos de 1909, Dona Stela, grávida, teve uma febre puerperal que muito preocupava Dona Berta. Percebendo o risco de morte que a filha corria, Dona Berta fez uma promessa a Nossa Senhora de Lourdes: que mandaria construir um altar para a Virgem em Lourdes, na França. O bebê nasceu forte e robusto e Dona Stela se recuperou. O tempo foi passando e Dona Berta não conseguia cumprir a promessa. Preocupada, procurou um dos padres redentoristas que aqui vinham. Diante disso os padres da Igreja da Glória decidiram construir uma capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes na região de creosotagem, nas terras da fazenda, onde mais tarde passaria a ser o bairro Francisco Bernardino.
No dia 2 de julho de 1927 Dom Justino José de Santana, primeiro Arcebispo de Juiz de Fora, expediu permissão para a construção da capela que teve como modelo a própria Basílica de Lourdes, na França. O projeto da obra foi elaborado pelo Dr. Salvador Notaroberto e teve como mestre de obra o Senhor Alberta Martinelli.
Em dezembro de 1927, iniciou a obra. Os tijolos vieram de Dias Tavares, enviados por Senhor Manoel David. Dona Berta acompanhou a obra passo a passo, com um zelo especial pela construção que ficava no fundo da capela. Na parte central, mandou construir o altar com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, trazida da França, idêntica à da igreja de Lourdes.
Os pedreiros foram Senhor José Germano, Antônio Visoná, Aristides Cardoso e outros. Em 29 de setembro de 1929 foi celebrada a primeira missa na capela, com uma procissão vinda do Jóquei Clube. No dia 02 de Dezembro de 1930 a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadete, chegaram da França, as mesmas foram recebidas na estação por Dona Berta.
Em 1933 Senhor Joaquim Xisto de Morais fundou a Conferência de Nossa Senhora de Lourdes (com atividade da Sociedade São Vicente de Paula), atualmente até hoje em nossa Paróquia.
A capela até então era atendida pelos padres da Igreja da Glória, a partir de 1943 passou a pertencer a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Benfica, cujo padre era Antônio Inácio. Posteriormente Pe. José Irineu da Fonseca começou então a atender a capela do Francisco Bernardino.
No dia 9 de fevereiro de 1958, centenário da aparição de Nossa Senhora de Lourdes na França, deu-se a criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes tendo sido nomeado o primeiro pároco e Reverendo, Padre José Pereira Gaio. As missas eram celebradas em latim e o primeiro sacristão foi o Senhor Joaquim Xisto de Morais que falava fluentemente a língua.
Com Padre José Gaio atendendo as necessidades da Paróquia, algumas associações foram reformuladas. Merecendo atenção especial à catequese e o apostolado da oração. No dia 03 de julho de 1960 realizou-se a benção da pedra fundamental da futura casa e salão paroquial com a presença do Arcebispo Dom Geraldo Maria de Morais Penido. Em 1963 a Paróquia recebeu a doação de um terreno no bairro Barbosa Lage para a construção da capela Nossa Senhora de Fátima.
A primeira secretária paroquial foi Terezinha C. de Morais que a convite do Padre José Gaio fazia toda a parte escrita da Paróquia em sua residência, sendo um trabalho voluntário.
No ano de 1966, deu-se a construção do ambulatório tendo como objetivo de minimizar os problemas sociais da comunidade. Em 1967 a catequese que antes era dada no gramado fora da igreja, nos degraus da escada, passou a ser produzida no salão paroquial, no interior da matriz e em duas salas do ambulatório, tendo como coordenadora Dulce de Morais. Também no salão paroquial funcionava o cinema cuja renda era apresentada periodicamente.
No ano de 1969 iniciou-se o exército leigo dos “Ministros da Eucaristia” e foram realizados Cursos de Noivos. Esse ano foi marcado também pela chegada do Padre João Briant para ajudar o pároco, ficando encarregado de atender os bairros Jóquei Clube e Barbosa Laje. Em setembro, o padre José Gaio foi nomeado capelão Militar com designação do Arcebispo.
No dia 1 de maio de 1970 tomou posse Padre Martinho Reis Pereira Gaio, irmão de Padre José Gaio. As atividades continuaram, com algumas inovações direcionadas aos jovens, como a missa dos namorados e a formação de um grupo. Em 1971 a Paróquia teve uma festa especial em comemoração ao Jubileu de Prata do Apostolado da Oração.
Focando sempre a juventude, no ano de 1974 o pároco Martinho realizou a “Jornada Cristã” com a participação de 180 jovens paroquianos, orientados pelo padre Antônio das Mercês.
Em maio foram realizadas missões com palestras e visitas e missas diárias. Os missionários ficaram hospedados no sítio de Dona Júlia Scapim, e toda a comunidade contribuiu com alimentos para estadia dos missionários. Foi um mês de grande significado para os paroquianos. Acendeu a luz da reconciliação, a revitalização da fé e a integração das comunidades paroquiais.
Em 23 de junho do mesmo ano aconteceu a visita do representante do papa na pessoa do Excelentíssimo Sr. Dom Carmine Rocco, Núncio apostólico para o Brasil. Era desejo de Dom Geraldo que o Sr. Dom Carmine celebrasse não apenas na catedral mas também em uma Paróquia de periferia, no caso foi escolhida  a de Lourdes.
No ano de 1977 terminada as comemorações do dia da paz, organizou-se o funcionamento da Paróquia instituindo novos conselhos administrativos: na matriz, no Jóquei Clube e em Barbosa Laje. Ano de grande evangelização ressaltando-se a realização da Via Sacra em família, do espetáculo ao vivo da Paixão de Cristo, não só como teatro, mas como veículo de comunicação e de reconciliação.
A semana santa ao vivo foi crescendo, cada ano melhorava o nível. Padre Finet, um francês que tinha ganhado um prêmio de espetáculo de “luz e som”, contribuiu com a produção. Ensinou-nos o sistema de gravação dos atores.
A semana santa ao vivo foi um meio de evangelização e de conversão muito forte para a Paróquia, arrebanhou muitos jovens, educou muitos na fé, ajudou-os a serem criativos, a tomar iniciativas.
O ano de 1978 iniciou trazendo grandes mudanças: Padre Martinho deixaria a Paróquia sendo transferido para o seminário de Bom Jesus em Aparecida (SP) com o objetivo de ajudar a reestruturar o seminário.
Dia 05 de abril Padre Martinho despediu-se dos paroquianos. A partir de então assumiu a Paróquia padre Pedro Lamy, enviado pelo Arcebispo Dom Juvenal Roriz.
Não ficou residente na paróquia, preferiu permanecer em sua própria residência. Dedicou especial atenção aos doentes, visitando-os e abençoando-os. Permaneceu como pároco até 1984. Seu falecimento ocorreu após longo período de enfermidade.
Em 25 de maio de 1984 foi nomeado o 4º pároco, Daniel de Barros Santos, sua nomeação foi assinada pelo vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Eurico dos Santos Veloso. Primou pela organização e rapidez de horário. Durante o período de maio de 1984 a dezembro de 1987 o ponto central de atuação se voltou para a catequese e visita as famílias e doentes.
Em 31 de dezembro de 1987 Padre José Geraldo Teixeira foi nomeado pároco pelo Arcebispo Dom Juvenal Horiz, permanecendo na paróquia até 30 de janeiro de 1993. Dedicou atenção especial à catequese e aos adolescentes.
Em 1990 a Paróquia recebeu com grande alegria Irmã Geralda Sebastiana de Rezende, freira de Nossa Senhora da Misericórdia, que ficou encarregada da coordenação geral da catequese, assumindo ainda o cargo de Secretária Paroquial, ela também ajudou no surgimento das comunidades. Permaneceu na Paróquia até 2009.
Em 12 de janeiro de 1993 padre José Geraldo Teixeira recebeu a provisão para a paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus no bairro de Lourdes. Desta forma, no dia 1 de fevereiro de 1993 a Paróquia do Francisco Bernardino recebeu seu novo pároco: Padre José Alves, transferido da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Benfica.
As condições da Igreja Matriz estavam precárias, necessitando de reparos. Sentiu-se a necessidade de reforçar a Pastoral do Dízimo. Em 13 de agosto do mesmo ano foi criada oficialmente a Escola Bíblica com o objetivo de formação de leigos e dos agentes de pastoral. Em 1994 a tão pretendida reforma aconteceu com a colaboração de todos os paroquianos. Durante esses anos as comunidades dos bairros Milho Branco, Amazônia, Jardim Natal, Encosta do Sol, se desenvolveram havendo uma difusão da igreja.
Em 1997 a Paróquia teve a grade alegria de assistir a ordenação de Pe. Carlos Augusto Santos, nascido e criado no bairro Francisco Bernardino.
Em 1998 os jovens juntamente com o Padre José Alves fundaram o grupo Jovem Unidos em cristo (JUC), atualmente, liderado pelos próprios jovens.
Em 08 de dezembro de 2001, realizou-se Missa Festiva pelos 50 anos de sacerdócio do Padre José Pereira Gaio. No mesmo ano, a celebração de natal e contou com o brilhantismo da Cantata de Natal do coral Virgo Cantorum. Momento espiritual e cultural.
Em abril de 2006 a Paróquia despediu-se do pároco José Alves. No dia primeiro de Maio de 2006, a Paróquia acolheu com grande alegria o pároco Padre Gil Condé da Silva, que veio ficar à frente da igreja e que tem mostrado coerência e zelo pastoral, até os dias de hoje. Ainda em 2006 aconteceu a visita Pastoral do nosso Arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso, onde ficou uma semana com uma agenda bem intensa. O mesmo se reuniu com as crianças, jovens, pastorais, com as comunidades, visitou postos médicos, escolas, empresas e doentes. Ao término de sua visita Dom Eurico destacou o trabalho da Pastoral da Juventude em nossa Paróquia. 
O ano de 2007 foi marcado pela volta da realização da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, em Fevereiro. No ano seguinte, as festividades do Jubileu da Paróquia contou com a participação de todos os Padres que passaram pela Paróquia, um grande resgate histórico, que resultou na gravação de um DVD contando a história da Paróquia.
Em 2015 a Paróquia ordenou mais um sacerdote, Pe. Leonardo Loures. Na oportunidade uma grande celebração com a presença do Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, marcou os festejos litúrgicos.
Em 2016, a Paróquia de Lourdes acolheu a imagem peregrina da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, momento de muita fé dos paroquianos.
Os últimos anos são marcados pelo crescimento da participação dos fiéis nas celebrações, tanto na Matriz como nas comunidades, com papel administrativo de Pe. Gil Condé, sendo de total importância para o crescimento paroquial. A festa dedicada a padroeira cresce a cada ano, assim como devoção a Nossa Senhora de Lourdes.



[1] Tratamento dado às madeiras utilizadas como dormentes pela Estação de Ferro Central do Brasil.