COMUNIDADE COMEMORA A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO

Hoje, dia 05 de abril, dezenas de fiéis lotaram a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes para a celebração em ação de graças à Páscoa de Jesus. Esse dia é comemorado todos os anos com grande fervor pelos católicos, é a maior festa da cristandade. 


A data é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação e representa a esperança na vida eterna. É comum em todas as Igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado a essa comemoração, contudo, é a partir da certeza de que Jesus, morto numa cruz, está vivo, que se faz a releitura da sua vida.


O Domingo de Páscoa é considerado pelos católicos o dia do grande milagre da vida. Após falecer na cruz, o corpo de Cristo é colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias, quando ele ressuscita. Por isso é o dia santo mais importante do cristianismo.
A páscoa, que em hebraico significa passagem, possui alguns símbolos que a representa para os fiéis, são eles:

 - Ovo: o ovo é o símbolo da fertilidade e nova vida desde a antiguidade, é ele quem simboliza o nascimento, portanto, quando você dá de presente ovos a uma pessoa querida, está na verdade, desejando que a vida se renove para ela e para você. Naquela época e hoje ainda, os ovos que eram dados de presentes eram enfeitados e coloridos, e não ovos de chocolate.

- Coelho: o coelho é um animal que se reproduz várias vezes durante o ano, por isso a Igreja o escolheu para simbolizar a capacidade da instituição produzir novos discípulos do filho de Deus.

- Pão e vinho: o pão e o vinho foram escolhidos por Cristo para representar seu corpo e seu sangue quando ele os ofertou aos seus discípulos na Última Ceia em celebração da vida eterna. 

- Cruz: a cruz é um dos símbolos mais importantes na Igreja católica, não apenas na época da Páscoa, afinal, a cruz é o símbolo da fé católica, que lembra o sofrimento e ressurreição de Cristo. E desde o ano 325, ela é considerada o símbolo oficial do cristianismo.

- Círio pascal: o círio é uma grande vela que é acesa no Sábado Santo, no início da vigília pascal. Quando a vela é acesa, sua chama passa a representar o fogo que destrói as trevas, e a luz que é Cristo afugentando a morte e o pecado. Nesta mesma vela são inscritos os algarismos do ano em questão e crava-se nela cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus, além das letras alfa e ômega (primeira e última letras do alfabeto grego, que significam princípio e fim, ou seja, Deus é o princípio e o fim de tudo). A Vela ou Círio Pascal acesa neste dia será usada em todo o Tempo Pascal, ficando sempre na Igreja para ser utilizada em Batismos, Crismas e Funerais. 

A Páscoa traz para todos a oportunidade de viver a história no linear dos passos de Jesus. Portanto, celebrar esse momento, é proclamar a Boa Nova da Salvação. O sepulcro está vazio, Ele não está lá, ressuscitou. Desejo a todos os leitores um santo tempo pascal e que Cristo Ressuscitado os encaminhe sempre para viver a santidade batismal que este tempo propício oferece.