Paróquia celebra padroeira


Caros amigos e amigas que acompanham o nosso blog, mais um ano se inicia e com ele se aproxima a festa de nossa padroeira. Celebrar o padroeiro é algo importante para as comunidades. Serve para recordar e celebrar a história das comunidades, unir as pessoas, confraternizar com quem professa a mesma fé e firmar uma identidade. Serve também para aprofundar aspectos importantes dos santos que são invocados como os anjos protetores das comunidades cristãs. Em nosso caso iremos meditar mais um pouco sobre a vida dessa mulher exemplar que é Nossa Senhora. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade desse ano, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema: “eu vim para servir” (Mc 10,45), escolhemos como tema da festa: “Maria, modelo da Igreja servidora” e o lema: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,37).

Maria quer nos recordar que o amor é o mais profundo e significativo sentimento, e que ele se expressa no serviço. Assim, mostra-nos, com seus exemplos, que a Igreja é e quer ser a servidora dos homens.

É fácil, falar de amor e caridade, mas muito difícil vivê-los, porque amar significa servir e servir exige renunciar a si mesmo. Se não fosse assim, estaríamos no paraíso, já que todos os homens e todos os cristãos estão de acordo em cantar as belezas do amor. Entretanto, continua havendo guerras, injustiças sociais, perseguições políticas no mundo. Isso acontece, porque amar e servir custam. 
Mas o que é servir? Jesus mesmo explica: servir é dar sua vida pelos outros, é entregar-se aos demais. Servir é dar-se de si mesmo, entregando ao outro a nossa preocupação, nosso tempo e nosso amor.
Serve a mulher que passa, até tarde, a camisa que seu marido necessita ou que passa a noite junto ao filho enfermo. Serve quem desliga a televisão, durante a novela, para receber o vizinho e escutar seus problemas. Serve quem renuncia algumas horas de descanso para passear com seus filhos, para participar de uma reunião na Igreja.

Nós, muitas vezes, cremos que estamos servindo a Deus, porque fazemos uma oração ou cumprimos uma promessa. Olhemos para Maria. Ela nos entrega toda sua vida para cumprir a tarefa que o Senhor lhe encomenda pelo anjo. Maria sabe, por meio do anjo, que seu Filho será o Rei do universo, e de Isabel só o seu precursor. Mas é ela quem corre até onde vivia sua prima; ela não busca pretextos por estar grávida e, assim, não poder arriscar-se numa viagem tão longa.

Quando o anjo lhe anuncia que ela será a Mãe de Deus, Maria compreende que esta vocação exige que ela se converta na primeira servidora de Deus e dos homens.

Sacrifício e serviço. Para poder construir um mundo novo, desejado de todos, é necessário muito espírito de Cristo e de Maria. Deve ser um serviço que busca, realmente, nossa entrega aos demais.
Peçamos a Maria que nos ajude a construir uma Igreja conforme sua imagem, uma Igreja servidora dos homens, que seja, realmente, a alma de um país melhor. Que possamos vivenciar essa novena e festa com o coração aberto unindo nossos agentes de pastorais e movimentos, pretendemos fazer desta festa uma grande demonstração de fé ,onde estaremos pedindo a intercessão de NOSSA SENHORA DE LOURDES por todos os paroquianos e por todos os enfermos. 

PROGRAMAÇÃO:

1º Dia - 02/02 (Segunda-feira)
19h - Celebração
Tema: ‘‘O serviço da acolhida’’
Pastoral: Batismo
20h - Meditação do Santo Terço

2º Dia - 03/02 (Terça-feira)
19h - Celebração
Tema: ‘‘O serviço de formar’’
Pastoral: Catequese e Escola Bíblica
Bênção da Garganta 

3º Dia - 04/02 (Quarta-feira)
19h - Celebração
Tema: ‘‘O serviço de cuidar’’
Pastoral: Enfermos, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Legião de Maria e Serviços Paroquiais (Psicologia e Fonoaudiologia)

4º Dia - 05/02 (Quinta-feira)
09h às 18h - Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h - Meditação do Santo Terço
18h30 - Bênção do Santíssimo
19h - Celebração
Tema: ‘‘A oração: o serviço de rezar’’
Pastoral: Terço dos homens, Apostolado da Oração, RCC, Liga Católica, ALAM, Oficina de Oração.

5º Dia - 06/02 (1ª Sexta-feira)
18h - Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h30 - Bênção do Santíssimo
19h - Celebração
Tema: ‘‘Administrar: o serviço de zelar’’
Pastoral: CPAE, CPP, Pastoral do Dízimo

6º Dia - 07/02 (Sábado)
19h - Celebração
Tema: ‘‘Celebrar: o serviço de partilhar’’
Pastoral: Liturgia, Pastoral da Música, Coroinha e Limpeza.

7º Dia - 08/02 (Domingo)
17h - Procissão com a imagem de Nossa
Senhora de Lourdes.
Concentração na Rua José Araújo Braga 
B. Industrial (Próximo ao viaduto).
19h - Celebração
Tema: ‘‘Celebrar: o serviço de partilhar’’
Pastoral: Pastoral Familiar, ECC, CCC, Jovens

8º Dia - 09/02 (Segunda-feira)
19h - Celebração
Tema: ‘‘Comunicar: o serviço de anunciar’’
Pastoral: PASCOM
20h - Meditação do Santo Terço

9º Dia - 10/02 (Terça-feira)
19h - Celebração
Tema: ‘‘Pastoral Social: o serviço aos mais necessitados’’
Pastoral: Vicentinos e Pastoral da Criança

11/02 (Terça-feira)
DIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
06h - Celebração Eucarística - Benção para os trabalhadores
Logo após haverá café da manhã.
15h - Celebração Eucarística com unção dos enfermos
18h - Meditação do Santo Terço e oferecimento a Nossa Senhora
19h - Celebração Eucarística com coroação a Nossa Senhora de Lourdes

FUNCIONAMENTO DAS BARRACAS E SONORIZAÇÃO
NOS DIAS 06, 07, 08 E 11/02