CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPAM DA PRIMEIRA EUCARISTIA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES

No dia 14 de dezembro (domingo), crianças e adolescentes participaram da Primeira Eucaristia realizada na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. A celebração aconteceu às 19 horas e foi presidida pelo Pe. Gil Condé. A missa contou com a presença de centenas de fiéis, entre eles familiares e amigos dos 40 catequizandos.
 
Segundo o Papa Francisco, em matéria publicada no site da Canção Nova no dia 05 de fevereiro de 2014, a Celebração Eucarística é mais que um simples banquete, pois constitui a memória do sacrifício de Cristo. Sendo essa memória mais que uma simples recordação. “Quer dizer que, cada vez que celebramos esse Sacramento, participamos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Eucaristia constitui o vértice da ação da salvação de Deus”, conclui.
 
De acordo com a adolescente Carla Fonseca dos Passos, receber pela primeira vez o sacramento da Comunhão foi uma sensação diferente e inexplicável. “É difícil expor o que senti no momento, é como se estivesse completando mais uma etapa da minha vida e ao mesmo tempo recebendo uma paz interior e um alívio na alma”.
 
O catequizando Gabriel Victor de Miranda afirma que no momento em que recebeu a eucaristia ele pode sentir o Deus vivo, “senti muita fé e felicidade, pude perceber a presença de Deus no meu espírito”.
 
Para receber a eucaristia é necessário fazer a catequese. Nos encontros as pessoas aprendem sobre Deus e a Bíblia, e, fazem uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim a pessoa se encontra preparada para fazer a primeira comunhão. Comungar é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.
 
A missa foi encerrada com uma ação de graças a Nossa Senhora de Lourdes, realizada pelos catequizandos e catequistas. Ambos fizeram um corredor com rosas para a passagem da imagem. Após o momento, essas flores foram deixadas aos pés da Santa no altar.