A vocação do Leigo


A vocação do Leigo

Nesse último domingo do mês vocacional celebramos os catequistas,os ministros e servidores leigos da Igreja.
Sob o nome de leigos entendem-se aqui todos os cristãos, exceto os membros das Sagradas Ordens ou do estado religioso reconhecido na Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e a seu modo feitos participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem, em seu âmbito, a missão de todo o Povo cristão na Igreja e no mundo”.( Catecismo da Igreja Católica, §897)
A vocação dos leigos e leigas

Como membro do povo de Deus, o leigo é chamado a ser fermento de santidade, testemunhando as riquezas de seu Batismo e Confirmação. Ele traz ao conjunto da Igreja a sua experiência de participação nos problemas, desafios e urgências do seu mundo secular, das pessoas, grupos sociais e povos.

•     "Consciente de sua realidade de batizado, deve participar na pastoral de conjunto, na sua planificação e execução"
(Puebla 807-808),


•    "Promovendo na Igreja estruturas de diálogo, de participação e ação pastoral de conjunto, expressão de maior consciência de pertença à Igreja" (Puebla 794-799).

Por isso assume trabalhos diversificados dentro da comunidade (ministérios).
A vocação do catequista
Ser catequista é viver a vocação do batismo. É pelo batismo e, mais tarde, pelo crisma que o catequista é chamado a anunciar o Reino de DEUS. Por isso, é necessário que o catequista esteja consciente dessa missão, ao assumir a catequese na comunidade.             O catequista tem sempre na lembrança que foi enviado por DEUS e pela comunidade. Lembrando-se disso, o catequista terá forças para perseverar. É importante também lembrar que, antes de evangelizar, o catequista deve se deixar evangelizar e ter também a consciência de que o seu exemplo fala mais alto do que sua palavra.
Existe ainda muita ignorância religiosa, a catequese não chega a todos e muitas vezes chega em forma superficial, incompleta quanto a seus conteúdos, ou puramente intelectual, sem força para transformar a vida das pessoas e de seus ambientes" . Todo cristão que aceita Cristo por inteiro, esse é o verdadeiro cristão balizado, ele é responsável, em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja
Nossa vocação de catequistas é um presente de Deus. Somos chamados porque Deus nos ama. Pensamos muitas vezes que não somos capazes de realizar nossa missão diante dos desafios e conflitos próprios do crescimento na fé .
          Quando o catequista toma consciência de que foi chamado por Deus e que foi enviado pela Igreja, pela comunidade, com certeza faz esta crescer e se transformar.