Origem das Festas Juninas

Origem das Festas Juninas

A festa Junina tem origem em países católicos da Europa em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica dos nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região.
Porém, nos dias de hoje, as festividades deixaram de ser feitas apenas no mês de Junho, estendendo-se, portanto, por todo o mês de Julho.


Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, convida para o
1º ARRAIÁ DA COMUNIDADE SÃO SEBATIÃO


Os membros da comunidade São Sebastião (Morro do Sabão), convida à todos para a sua primeira Festa Julina no próximo sábado dia 28 de Julho a partir das 17:00 h.
Haverá Barraquinhas com comidas típicas, quadrilhas e muitas outras atrações.
Traga a sua família para se divertir conosco, será um momento de muita animação e descontração.Contamos com a sua presença.