AGOSTO: MÊS VOCACIONAL



Toda vocação na Igreja é missionária.
           Com a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, CSsR, Doutor da Igreja e fundador das Congregações Redentoristas, iniciamos o mês de agosto, que é um mês eminentemente VOCACIONAL.
            Qual é a primordial vocação dos cristãos? A primordial vocação dos cristãos é a SANTIDADE BASTISMAL. E esta santidade se vive na “vocação ao discipulado missionário... na comunhão em sua Igreja” (DGAEB n. 48).

          Assim, nos dias de agosto, vamos celebrando as vocações que a Igreja, Mãe e Mestra, nos oferece.

1º  DOMINGO : DIA DO PADRE
         No dia 4 de agosto celebramos a vocação ao ministério consagrado, com a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos, portanto, de todos os sacerdotes seculares que dedicam a sua vida ao atendimento do povo santo de Deus.
        O Servo de Deus João Paulo II, de saudosa memória, em seu rico magistério pontifício, ensina que “Os presbíteros são, na Igreja e para a Igreja, uma representação sacramental de Jesus Cristo, Cabeça e Pastor. Proclamam Sua palavra com autoridade, repetem os seus gestos de perdão e oferta de salvação, nomeadamente com o Batismo, a Penitência e a Eucaristia. Exercitam a sua amável solicitude, até ao dom total de si mesmos, pelo rebanho que reúnem na unidade e conduzem ao Pai por meio de Cristo no Espírito. Numa palavra, os presbíteros existem e agem para o anúncio do Evangelho ao mundo e para a edificação da Igreja em nome e na pessoa de Cristo, Cabeça e Pastor” (PASTORES DABO VOBIS, nº 15). Continua, ainda, o Pontífice exortando que “é, portanto, servidor da Igreja mistério, porque atuam os sinais eclesiais e sacramentais da presença de Cristo ressuscitado. É servidor da Igreja comunhão, porque - unido ao Bispo e em estreita relação com o presbitério - constrói a unidade da comunidade eclesial na harmonia das diferentes vocações, carismas e serviços. É finalmente servidor da Igreja missão porque faz com que a comunidade se torne anunciadora e testemunha do Evangelho” (PASTORES DABO VOBIS, nº 16).

2º DOMINGO : DIA DOS PAIS
            Caminhando, pelos dias de agosto, a 12 de agosto, celebraremos o Dia dos Pais.
            Num mundo tão conturbado como o nosso, é necessário realçar a vocação para a paternidade.
            A Igreja conclama as novas gerações, particularmente, aos jovens, para a sacralidade da missão paterna, que deve ser vivida e incentivada dentro do casamento. Ao elevar a Deus as nossas preces pelos nossos pais, queremos suplicar por famílias cujos valores sejam conforme os do Evangelho da Vida, com o compromisso de educação religiosa de seus filhos, como nos adverte os bispos brasileiros: “Por isso, os pais têm o dever de transmitir a fé e dar testemunho do amor a Jesus Cristo e à Igreja, para seus filhos, na qualidade de primeiros catequistas. A espiritualidade conjugal e familiar se expressa na oração em família, na participação na Eucaristia dominical e na dedicação aos serviços pastorais da comunidade. Os pilares da vida e espiritualidade familiar são o diálogo, o afeto, o perdão e a oração, que são expressões do amor conjugal e familiar. Pela graça do batismo e do sacramento do matrimônio, pais e filhos se santificam no cotidiano” (DGAEB n. 130).


3º DOMINGO: DIA DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS

No terceiro domingo de agosto, este ano, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, celebraremos também a vocação à vida religiosa consagrada. Os religiosos e religiosas, leigos e sacerdotes, são convidados a darem o testemunho da santidade de vida e de estado, pela assunção dos votos sagrados da obediência, pobreza e castidade, no anúncio do Reino de Deus entre os homens. “A Igreja conta com a variedade e o dinamismo dos carismas da Vida Consagrada na realização de sua missão evangelizadora. Os religiosos e as religiosas, a partir de seus carismas, são convidados a colaborarem com as Igrejas particulares para formar discípulos-missionários” (DGAEB n. 97).

4º DOMINGO:  DIA DOS LEIGOS ( CATEQUISTAS )

             
No dia 26 de agosto, especificamente, somos chamados a refletir sobre a vocação dos leigos e a fundamental inserção destes na vida eclesial, como protagonistas dos trabalhos apostólicos e pastorais de nossa Igreja. Por isso, domingo a domingo, os fiéis são chamados a atualizar os mistérios do Senhor pela participação afetiva e efetiva na Santa Missa.Os fiéis são chamados a se matricularem na estrada de uma catequese de caráter mistagógico, que os levem a penetrar cada vez mais nos mistérios celebrados.   Assim, a vocação universal da Igreja para a santidade se planifica na vida santa dos fiéis que, dentre outras formas de espiritualidade, são convidados a participarem da oração comunitária da Igreja, da celebração da Palavra, das Horas Santas, das Ladainhas, da prática da oração do Ângelus, da meditação da Via-sacra e do Rosário, entre outras expressões de espiritualidade.

      Que os nossos leigos sejam valorizados na inserção nas diversas pastorais e movimentos da Igreja. Os leigos, grande força e vitalidade da Igreja, têm um papel fundamental na vida da Igreja.      Dos leigos brotam todas as vocações. Por isso, somos todos chamados a um encontro pessoal com Jesus Cristo, manancial de bênção de graças, que nos traz muitas felicidades, impulsionando o fiel batizado a proclamar e promover o Reino da Vida na dimensão pessoal, familiar, social e cultural.