A Cruz dos Jovens



A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chama de Cruz dos jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais da Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Desde o encerramento da última JMJ em Madrid em 2011 a cruz veio para o Brasil, onde está em peregrinação em nosso país, no dia de 27 de novembro do ano passado a mesma chegou em nossa Arquidiocese, cerca de dez mil jovens participaram desse grande momento que contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira, do cantor da canção nova Eros Biondini.

Como a cruz só ficaria um dia em nossa Arquidiocese, o nosso Arcebispo neste mesmo dia abençoou uma réplica da cruz, e a mesma a partir daquela data estaria percorrendo todas as paróquias de nossa arquidiocese, os jovens vibravam com a novidade e com a possibilidade de realizar grandes eventos em torno da cruz.

Com a graça de Deus a ideia deu certo, e Paróquia de nossa Arquidiocese abraçaram a causa da juventude, por onde a replica da cruz da JMJ passa grandes eventos estão sendo realizados e muitos jovens se reúnem em todo dela.

Em nossa forania não foi diferente no último domingo aconteceu uma grande festa para recebe-la, certa de 1,500 jovens participaram da festa, jovens esses vindo de todos os lugares como Santos Dumont, São Nepomuceno, Matias Barbosa, Juiz de Fora.

Logo no inicio do evento os jovens da Forania São Miguel nos entregou ela fazendo uma grande festa, e dando inicio a caminha com trio elétrico até o palco principal onde aconteceu a celebração eucarística.
Após a celebração os jovens participaram do show com a banda de axé católico Tribo Maranata de Belo Horizonte.


A Cruz Peregrina fica na Paroquia Santo Antônio – Ewbank da Câmara até amanhã 26, onde e a vez da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Paula Lima acolher a cruz. 




Confiras as fotos da pré jornada
no nosso FACEBOOK!!!



Confira a programação da peregrinação da réplica da Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora na Forania Imaculada Conceição:



1-      Paroquia Santo Antônio – Ewbank da Câmara
Acolhida: 22 de julho
Envio: 26 de julho

2-      Paroquia Nossa Senhora da Assunção – Paula Lima
Acolhida: 26 de julho
Envio: 30 de julho

3-      Paroquia São Sebastião – Barreira do Triunfo
Acolhida: 30 de julho
Envio: 05 de agosto

4-      Paroquia Nossa Senhora do Rosário – Rosário de Minas
Acolhida: 05 de agosto
Envio: 09 de agosto

5-      Paroquia Nossa Senhora das Estradas - Igrejinha
Acolhida: 09 de agosto
Envio: 13 de agosto

6-      Paroquia Nossa Senhora da Conceição - Benfica
Acolhida: 13 de agosto
Envio: 19 de agosto

7-      Paroquia Nossa Senhora de Fátima – Santa Cruz
Acolhida: 19 de agost
o
Envio: 23 de agosto

8-      Paroquia Beato João Paulo II – Nova Era
Acolhida: 23 de agosto
Envio: 28 de agosto

9-      Paroquia Nossa Senhora de Fátima – Barbosa Lage
Acolhida: 28 de agosto
Envio: 02 de setembro

10-  Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Monte Castelo
Acolhida: 02 de setembro
Envio: 07 de setembro

11-  Paroquia Nossa Senhora da Cabeça – São Dimas
Acolhida: 07 de setembro
Envio: 12 de setembro

12-  Paroquia Nossa Senhora de Lourdes – Francisco Bernardino
Acolhida: 12 de setembro
Envio: 16 de setembro