O ícone peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro visita paróquia

O Ícone Peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estará visitando a paroquia do dia 02 ao dia 15 de agosto. O objeto sagrado está sob a responsabilidade da Federação das Ligas Católicas Jesus, Maria, José.

A peregrinação é com uma réplica fiel de um quadro, de autoria desconhecida, que se encontra na Igreja Santo Afonso, em Roma. A Confederação Nacional das Ligas Católicas é a responsável, juntamente com a Congregação do Santíssimo Redentor, pela difusão da devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todo o Brasil. Por isso, a cada ano, em abril, o ícone é entregue a uma das 22 federações brasileiras para uma peregrinação. Em 2015, o objeto foi entregue à Federação de Juiz de Fora, que inclui, além da Arquidiocese de Juiz de Fora, a Diocese de Valença(RJ).
A arquidiocese de Juiz de Fora fica com o ícone até abril de 2016 quando termina a peregrinação na arquidiocese mineira.

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é grande, tanto que, desde a elaboração do calendário da peregrinação do ícone por paróquia, houve intensa disputa entre as que a tem como padroeira e as que tem novena perpétua em honra a esse título de Nossa Senhora.

SIGNIFICADO

Ícone é o nome dado a uma pintura que, não sendo apenas um quadro ou uma obra de arte, é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração. O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos. A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Por causa do movimento brusco desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apóia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.