CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E LAVA-PÉS MARCAM A QUINTA-FEIRA SANTA NA MATRIZ

         Hoje, as 20h na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, foi celebrado a instituição da eucaristia. Também foi revivido uma das cenas mais conhecidas da Bíblia, o Lava-pés. Em sinal de humildade, representando Jesus, o Padre lavou os pés de 12 pessoas da paróquia que representaram os discípulos, elas foram escolhidas por participarem dos trabalhos pastorais.

         Durante a homilia Pe Gil Condé falou do momento mais importante da igreja, a consagração do vinho e do sangue, onde ocorre a transubstanciação (a hóstia e o vinho se transformam no próprio corpo e sangue de Jesus). Falou também da benção dos Santos óleos que aconteceu hoje na catedral. O óleo é utilizado para ungir os cristãos nos sacramentos do batismo, para representar a força de Deus, na crisma, que é a confirmação do batismo, onde a própria pessoa faz a escolha de servir a igreja, e na Unção dos enfermos para fortalecer os agonizantes. Ainda completou, falando da importância de servir, “assim como Jesus serviu lavando os pés de seus discípulos, devemos ser força para o outro nos momentos difíceis da vida, essa é a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano e do Papa Francisco.”

        Marcos Antônio, membro do Grupo de Oração Emanuel e Ministro da Eucaristia, afirmou participar todos os anos da Semana Santa, inclusive da quinta-feira, onde segundo ele “Jesus se faz humilde ao lavar nossos pés” e acrescentou dizendo que a Semana Santa mudou sua vida. "É um momento tocante onde Deus mostra o verdadeiro amor pela humanidade.”