PASCOM organiza o 8º dia da Novena

Nesta segunda-feira (09/02), a Pastoral da Comunicação foi a única responsável pela organização do 8º dia da novena em ação de graças a Nossa Senhora de Lourdes. Com o tema “comunicar: o serviço de anunciar”, o diácono Nelson destacou os trabalhos realizados pela PASCOM dentro da Igreja, explicou a importância de cada um e como estes são vistos pelos olhos daqueles que estão “de fora”.

Na ação de graças, a equipe da PASCOM apresentou um vídeo explicando um pouco da importância do surgimento das novas tecnologias e como estas vêm sendo utilizadas na evangelização. Nas imagens, foi abordado o enlace entre a Igreja e os novos meios de comunicação. Também foram destacadas as principais ferramentas utilizadas pela pastoral no desenvolvimento dos trabalhos que são realizados; no momento em que essas eram citadas, um membro da PASCOM entrava com ela em mãos e apresentava aos fiéis .

Além da Matriz, a Pastoral da Comunicação também auxilia na divulgação e cobertura dos trabalhos e projetos realizados por todas as comunidades da Paróquia.

Após a celebração aconteceu a Meditação do Santo Terço dos Homens, todos os fiéis permaneceram na Igreja até o encerramento desta.



Aos que não presenciaram essa celebração, segue abaixo o texto da Ação de Graças.


Comunicar: o serviço de anunciar


Vivemos em um mundo altamente globalizado. A cada dia que passa, milhares de novas informações são repassadas quase que instantaneamente, e a mídia tem um papel fundamental nesse processo. Trata-se de um meio permeado de inovações tecnológicas que cada vez mais têm surpreendido. Inseridos na “Era Digital”, nós, cristãos, temos o dever de testemunhar a palavra de Deus nestas realidades. Somos convidados a refletir sobre qual a importância das novas tecnologias no processo de comunicação, minimizando seu caráter individualista e passando a utilizá-las a nosso favor.

Através dos meios tecnológicos, somos chamados a compartilhar. Segundo o Evangelho de Marcos, Jesus dá um grande mandato aos seus discípulos no ato do “Ide!”. Nessa passagem, é oferecida uma oportunidade de viver a cultura do encontro, pois ela marca o envio dos fiéis para, sem medo, comunicar tudo aquilo que o pai revelara por Ele.


Amados irmãos e irmãs, estamos hoje sendo grandes instrumentos de Deus para torná-lo conhecido e amado. Comunicar é tornar-se próximo, unidos como Igreja, fazendo dela mais próxima daqueles que mais necessitam.

Assim, a Pastoral da Comunicação - PASCOM - a serviço da nossa Igreja, evangeliza através das seguintes ferramentas:

Câmeras: utilizadas para registrar os momentos, através de fotos ou filmagens, tornam-se fundamentais para que, posteriormente, seja repassado para a comunidade o que acontece em nossa Igreja.

Computadores, Celulares e Tablets: com uso da internet, são publicadas matérias e imagens nas redes sociais, por meio do blog e do facebook, em que são enfatizados os eventos que ocorrem em toda a Paróquia.










Datashow: é utilizado como uma ferramenta de apoio aos fiéis durante as celebrações e eventos especiais.


Jornal: conhecido como “O Paroquiano”, permite que as informações sejam globalizadas, fazendo com que elas cheguem àqueles que não possuem acesso aos novos meios de comunicação.


 


Tendo em vista tudo aquilo que possuímos em termos de comunicação social, não tenhamos medo de ser cristãos no ambiente digital. É hora de transmitir as belezas de Deus por todos os meios que a mundo oferece. Somos instrumentos do Senhor, e, tendo aceitado nossa missão, convidamos todos para se juntar a essa caminhada evangelizadora.


Venha para a PASCOM e evangelize você também!