"Corpo de Cristo"

Foi no séc. XIII que teve início a festa de “Corpus Christi”, expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. Naquela oportunidade o papa Urbano IV sentiu a necessidade de criar um momento especial de veneração e adoração a JESUS CRISTO presente nas espécies eucarísticas do Pão e do Vinho, consagrados sobre o altar conforme a ordem de Jesus na última Ceia.

O Papa Urbano acolheu as visões da irmã Juliana de Mont Cornillon de Liège (Bélgica). A religiosa dizia ter tido visões nas quais Cristo manifestava o desejo de que se desse mais destaque ao mistério da Eucaristia.

A Festa de “Corpus Christi” foi instituída através da Bula papal “Transiturus hoc mundo” de 1264. Foi determinado que a Festa fosse celebrada na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade, que acontece sempre no domingo depois de Pentecostes.

Paróquia se prepara para Corpus Christi


No dia 19 de Junho (quinta-feira), com o tema central "Fica conosco senhor" celebraremos mais um ano a Festa do Corpus Christi: A festa cristã do Amor, da Partilha, da Comunhão. Jesus Cristo se faz alimento e presença no Sacramento da Eucaristia.

Sua presença – doação se alonga em cada corpo de cada ser humano, especialmente do mais sofrido: “Tive fome, e me destes de comer; Tive sede, e me destes de beber”. Sua presença – transparência se alonga também em toda criação, sendo o “princípio e fim de tudo o que existe, o Alfa e o Omega”.

Por isso, a Paróquia com suas 7 comunidades nos juntaremos às 17:00 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes para juntos celebrarmos a Eucaristia, e depois sairemos em procissão com o Cristo Eucarístico abençoando nossas ruas, e famílias da Paróquia.

Durante o percurso da procissão acontecerá 3 bençãos: Benção para os enfermos, benção para as famílias e benção pelas crianças, adolescentes e jovens.

Trajeto da procissão:



Ruas:
1 - Igreja Matriz
2 - Passarela
3 - R. Augusto Mariani
4 - R. Cônego Roussim
4 - Av. Lúcio Bittencourt
5 - Ponte
6 - Av. Lúcio Bittencourt
7 - R. Cônego Roussim
8 - R. Francisco Lins
9 - R. Waldemar Machado
Mendoça
10 - R. Euchério Rodrigues
11 - Passarela
12 - Igreja Matriz