1º DE JUNHO - 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro” foi o tema da mensagem do Papa Francisco, promulgada dia 23 de janeiro de 2014, para o 48º Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado hoje 1º de junho, festa da Ascensão do Senhor.

Em seu texto, o papa reconhece a importância dos processos, meios de comunicação e mídias sociais digitais que “podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer--nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”. Nesse sentido, convoca a todos que tenham uma atenção especial às redes digitais no sentido de não serem usadas para o isolamento social.

Nos últimos anos, o tema recorrente das mensagens promulgadas para o Dia Mundial das Comunicações foi o da Internet e as novas formas de relacionamento nas redes sociais digitais. Em sua primeira mensagem para a ocasião, o papa Francisco deu continuidade à temática que vem sendo abordada quase cotidianamente, em seus discursos, a da cultura do encontro.

E o verdadeiro poder da comunicação reside no contexto da “proximidade, do encontro”.

A comemoração desse dia foi instituída pelo Concílio Vaticano II. E como ocorre todos os anos, por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, o Santo Padre divulga uma mensagem ao mundo para ajudar na reflexão e na celebração do Dia Mundial das Comunicações, na festa da Ascensão do Senhor.

 “Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos. Os muros que nos dividem só podem ser superados se estivermos prontos a ouvir e a aprender uns dos outros. Precisamos harmonizar as diferenças por meio de formas de diálogo que nos permitam crescer na compreensão e no respeito. A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros”.

É nesse contexto que a PASCOM – Pastoral da Comunicação de nossa paróquia lança a 1ª Edição que passará circular em nossa paróquia mensamente.

E nesse clima festivo que nosso pároco Pe. Gil deixa a seguinte mensagem:

“É com muita emoção que deixo uma mensagem no primeiro número do jornal O Paroquiano. Emoção por vários motivos: 1º - Sonhávamos com este jornal e tê-lo em mãos é muito gratificante. Toda uma caminhada de altos e baixos para chegarmos a realizar este sonho. Incentivamos, insistimos e aí está o resultado. 2º - Fiquei muito feliz ao ver o jornal, suas cores, as fotos, a estrutura, tudo muito bem feito. 3º - Com certeza vem a pergunta: quem fez tudo isto? Jovens da nossa paróquia. Aí está um dos frutos da jornada mundial da juventude que aconteceu no Rio de Janeiro. Parabéns juventude! Vocês estão de parabéns. Como disse o papa: os jovens são o futuro da igreja”.

Confira a primeira edição do jornal paroquial "O Paroquiano"