Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial, Lava-Pés marca o inicio do Tríduo Pascal

Iniciando o tríduo pascal, aconteceu na noite desta quinta-feira, 17 de abril, na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, a celebração eucarística do Lava-pés, Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial presidida pelo nosso pároco Padre Gil Condé.

A celebração teve inicio às 20 horas com as leituras, salmo e a leitura do evangelho segundo João. Na homília, Padre Gil explicou sobre os Santos Óleos, o Óleo do batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos e falou suas explicações e significados, e posteriormente refletiu sobre o evangelho e os momentos celebrados nesta data: a instituição da eucaristia e do sacerdócio ministerial e o Lava-pés.

Após homilia, aconteceu o momento do Lava-pés, realizado pelos Jovens do Grupo Jovem JUC (Jovens Unidos em Cristo), onde duas jovens buscaram pessoas da comunidade que participavam da celebração e as conduziram ao altar, onde outro jovem lavava os pés dessas pessoas.

Posteriormente a esse momento a celebração seguiu-se normalmente e, após a comunhão e a benção final, a celebração chegou ao fim, e com isso, houve a trasladação do Santíssimo Sacramento e a desnudação do altar. Iniciando, a partir daí, a adoração ao Santíssimo, que aconteceu no salão da igreja até a meia noite.