Milhares de jovens participaram da Via Sacra Jovem!


Milhares de jovens participaram, no último domingo (16), da Via Sacra da Juventude. Os participantes saíram da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do bairro homônimo e seguiram em direção ao Morro do Cristo. Durante o trajeto, os jovens refletiram as 14 estações do martírio de Jesus Cristo. Antes da caminhada o arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira, celebrou uma missa.

Dom Gil afirmou que a Via Sacra foi fundada em 2009, ano em que o ele chegou a Juiz de Fora. Devido ao sucesso do evento, foi proposto que ela fosse realizada todos os anos. “A Via Sacra tem sido um grande momento para a juventude e para a Igreja. Em cada ano o número de participantes aumenta”, afirmou.

Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite (Pe. Zucka), ressaltou que a Via Sacra é um caminho para fazer da quaresma um momento reflexivo. O sacerdote ressaltou também sobre a alegria da juventude em participar desse evento. “A beleza toda da Via Sacra é celebrar também a alegria que existe na figura dos nossos jovens.”

O seminarista Michel Ribeiro refletiu sobre como a Via Sacra o ajuda na sua caminhada vocacional. “Quando nós estamos com o povo, estamos fazendo aquilo que Cristo quer aquilo que a Igreja pede.” “Eu participo hoje como leigo, como seminarista e daqui um tempo, se Deus quiser como sacerdote”.

Dhiogo Valentim, que já participa a três anos da Via Sacra afirmou que esse é o momento de fazer uma reflexão da quaresma. Segundo o jovem “a Via Sacra é uma oportunidade de reunir a juventude e viver esse momento de espiritualidade que é o que a Igreja pede durante esse tempo”.


Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora