Durante a quaresma a comunidade paroquial medita o mistério da morte, paixão e ressurreição de Cristo, através da Via Sacra.

A VIA SACRA é uma devoção milenar na Igreja Católica. Faz parte da piedade popular participar de uma via sacra durante a quaresma.

Segunda uma tradição oral, sua origem se remonta a Nossa Senhora, que quis reviver os momentos cruciais da Paixão de seu Filho e por isso foi passando de estação em estação em Jerusalém.

São ao todo 14 estações, que pontuam o caminho de Jesus ao Calvário, desde a sua condenação a morte. João Paulo II reformou as estações baseando-as nos Evangelhos e incluiu oficialmente a 15a. estação – a da ressurreição de Jesus.

Nas igrejas do mundo todo estão fixados em suas paredes as estações da Via Sacra, como lembranças de que também nós somos convidados a carregar a nossa cruz pelos caminhos da vida, cada um no seu lugar, na sua cidade, com as suas próprias estações.

Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes também é uma tradição reviver os sofrimentos mais lacerantes de Cristo, no dia de sua morte, a Sexta-Feira Santa. A comunidade paroquial a fazem de forma muito piedosa, porém concreta, contando em cada estação um testemunho de vida, corresponde àquele sofrimento de Cristo em sua vida. Cantos, teatro, os testemunhos, tudo é organizado de forma que todos possam fazer uma via sacra bem autêntica e viva.

"É algo inesquecível! A comunidade rememora situações de vida, as mais diversas, iluminadas pelo sofrimento de Cristo, traduzindo a paixão de Nosso Senhor na própria vida. E depois saem de estação em estação refletindo o mistério da morte, paixão e ressurreição de Cristo, através da Via Sacra." Destaca o membro da Comunidades Nossa Senhora da Paz, Eduardo Reis.

A Via Sacra de Jesus torna-se assim a via Sacra de cada um de nós, se aprendemos a incorporar em nossa vida a cruz de Jesus, não parando no meio do caminho, sob o fardo e o peso de cada dor, mas indo além de cada sofrimento através do amor concreto, que sentimos nas Verônicas e Cirineus da vida, que se aproximam de nós na hora certa para nos ajudar a assumir a própria cruz.

Com sua via sacra Jesus nos ensinou a assumir nossas dores e carregá-las com coragem até o fim. Vamos assim nesse ano, à medida do possível ao participar de uma via sacra em nossa comunidade, meditar em nossas dores e assumí-las com mais coragem e amor.

Nas comunidades Santa Clara, Nossa Senhora da Paz, e Nossa Senhora Aparecida, a via sacra e realizada pelo menos uma vez na semana.

Confira abaixo os horários e locais da via sacra:

~> Comunidade Santa Clara
Sempre às segundas-feiras.
Às 19h30 na igreja que fica localizada na Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 - Bairro Milho Branco

~> Comunidade Nossa Senhora da Paz
Sempre às quartas-feiras.
Às 19h30 na igreja que fica localizada na Rua João Leite de Oliveira, 319 - Bairro Encosta do Sol

~> Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Sempre às sextas-feiras.
Às 19h30 na nas ruas do bairro Jardim Natal 607

Informações: (32) 3221-5143
nslourdes.blogspot.com