BÍBLIA, FONTE DE VIDA, ALIMENTO PARA NOSSA VIDA CRISTÃ  E NOSSA AÇÃO PASTORAL


COMO NASCEU O MÊS DA BÍBLIA?

Desde 1971, no Brasil por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais, com sugestão e coordenação das Irmãs Paulinas, do Padre Antônio Gonçalves e de outras pessoas comemora-se o mês da Bíblia, mas foi em 1961, no Concílio Vaticano II por uma convocação do Papa João XXIII que o livro sagrado começou a ocupar espaço nas famílias, nos círculos bíblicos, nos grupos de reflexão e nas comunidades eclesiais.

Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblia-Paulinas (SAB) até posteriormente ser assumido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e estender-se ao âmbito nacional, tendo como objetivos: contribuir para o desenvolvimento das diversas formas da presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação; facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

Em 1978, o mês da Bíblia se estendeu, oficialmente, ao Regional Leste 2 da CNBB, Minas Gerais e Espírito Santo e a muitas outras dioceses do Brasil.

Animado pelo Serviço de Animação Bíblica (SAB), o mês da Bíblia se estendeu a todo o Brasil e a outros países da América Latina.
A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4,12). Por ela, Deus se revela, se comunica, vive em nós e conosco, pois Ele se doou por completo a nós, em Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, verdadeiro Deus e verdadeiro homem (Jo 1,1.14).  Ele é a Palavra encarnada visível, audível, tocável, princípio de todas as coisas. Palavra salvadora, transformadora, libertadora, que ilumina, alimenta. Palavra que é e dá sentido a tudo o que somos e temos. Palavra que alimenta a fé fortalece a esperança e concretiza o amor.

Neste ano refletiremos sobre o Evangelho de Marcos que foi escolhido em sintonia com o ano litúrgico que estamos vivenciando que nos fará revisitar os escritos da comunidade de Marcos, percorrendo os cinco aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o discipulado, a comunhão fraterna e a missão;

O tema escolhido é DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS e o lema é “ CORAGEM, LEVANTA-TE!  ELE TE CHAMA” (Mc 10,49). 

Quem é Marcos?  Acompanhante do apóstolo Paulo (At 13,5. 13) primo de Barnabé (Cl 4,10), natural de Jerusalém. Ele era cristão convertido do judaísmo e discípulo de Pedro (1Pd 5,13). Ele escreve de forma simples, numa linguagem muito própria à literatura popular grega.

A passagem bíblica escolhida para refletir o mês da bíblia revela Jesus que atende a súplica do cego que grita por Ele, não obstante à repreensão dos que o acompanhavam, e chama-o. O cego deixa o manto, ou seja, ele deixa de lado, de algum modo, sua vida e sua segurança. Com esse gesto o evangelista indica que o cego discípulo cumpre agora as condições do seguimento. Ele deixa tudo para seguir Jesus, aceitando carregar a cruz e disposto, se preciso for a dar a vida.
O aprofundamento na Palavra nos dá um novo passo para nossa ação evangelizadora, proporciona a todos nós, batizados, uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo, vivem e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.

Neste mês de setembro acentuamos as celebrações, estudos e orações centradas na Bíblia. A Palavra de Deus revelada à humanidade através dos livros sagrados é festejada com maior destaque neste mês. A Bíblia surgiu como fruto da inspiração divina e do esforço humano ( homens e mulheres) que foram percebendo a ação de Deus na história da humanidade. Podemos dizer que a Bíblia nasceu da vontade do povo de ser fiel a Deus, convocando a todos os homens e mulheres a serem fiéis ao projeto de salvação.
Por isso, “toda escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra” (2 Tm 3,16). Assim, “pela paciência e consolação das Escrituras, permaneçamos firmes na esperança” (Rm 15,4).
Existem muitas formas de nos aproximarmos da Sagrada Escritura, porém, existe uma privilegiada à qual todos nós somos convidados: o exercício da Leitura Orante (Lectio Divina) da Sagrada Escritura que, se bem praticada, nos conduz ao encontro com Jesus.

Você dedica diariamente um tempo para a oração e a leitura da Bíblia?

A leitura orante (Lectio Divina) é a prática de oração, reflexão e contemplação das Sagradas Escrituras.

A Palavra de Deus pode ser comparada à semente de boa qualidade, à água pura que mata a sede e purifica, ao alimento que sacia a fome e dá força para a caminhada e à luz que ilumina o nosso caminho.  A leitura e a meditação da Palavra de Deus são fundamentais para o fiel motivado a viver sua missão nesse mundo. Para descobrir a própria vocação e ouvir o chamado de Deus contamos com a ação do Espírito do Ressuscitado que caminha conosco na história.

A Palavra forma e dá vida ao Cristo em nós. Assim, aos poucos, mas eficazmente, o próprio Cristo vai nos revelar o plano e o projeto de Deus em nossa vida e o seu desejo de criar na humanidade condições de participação plena no amor e na comunhão da Trindade Santa.

Hoje em dia, a Bíblia é o livro mais traduzido  e lido no mundo inteiro. Isso foi graças ao esforço de muitos estudiosos da época. São Jeronimo é um grande exemplo disso, ele após ter sido batizado e ordenado sacerdote em 379, estudou as línguas originais e a pedido do Papa Dâmaso pode traduzir com precisão a Bíblia para o latim ( língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Saindo de Roma Jerônimo viveu em Belém no ano de 386 onde permaneceu continuando a traduções bíblicas até falece no ano de 420, aos 30 de setembro. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte. 

O Senhor hoje nos diz: “Incuti as minhas palavras em vosso coração e em vossa alma, ou seja, deixe que a Palavra entre dentro do seu coração e decida viver a Palavra no dia a dia, pois é vontade de Deus e nossa de cumprir a sua Palavra”. É preciso decidir anunciar e viver a Palavra de Deus.
São Gregório diz que há uma lei para todo o evangelizador: viver o que prega. Quem segue com docilidade a Palavra de Deus possui a vida em si mesmo
livra-se da corrupção do mundo e solidariza-se com as pessoas que passam por dificuldades, pois a Palavra é caminho, verdade e vida.

“Quero viver conforme a Palavra de Deus e levar o “tesouro descoberto” para as outras pessoas.”

“Desconhecer as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Jesus Cristo”. 
( São Jerônimo)