Liturgia Dominical
Domingo, 15 de Janeiro de 2012 
2º Domingo do Tempo Comum


Primeira leitura (1º Samuel 3,3b-10.19)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel: 

Naqueles dias, 3bSamuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 
4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”.
5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. 
6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!”
7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 
8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 
10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 
19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 39)

— Eu disse: “Eis que venho, Senhor!”/ Com prazer faço a vossa vontade. 
— Eu disse: “Eis que venho, Senhor!”/ Com prazer faço a vossa vontade. 

— Esperando, esperei no Senhor,/ e, inclinando-se, ouviu meu clamor./ Canto novo ele pôs em meus lábios,/ um poema em louvor ao Senhor. 
— Sacrifício e oblação não quisestes,/ mas abristes, Senhor, meus ouvidos;/ não pedistes ofertas nem vítimas,/ holocaustos por nossos pecados. 
— E então eu vos disse: “Eis que venho!”/ Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade,/ guardo em meu coração vossa lei!”
— Boas-novas de vossa justiça/ anunciarei numa grande assembleia;/ vós sabeis: não fechei os meus lábios! 


Segunda leitura (1º Coríntios 6,13c-15a.17-20)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: 

Irmãos: 13cO corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo; 14e Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder. 15aPorventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo? 
17Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito. 
18Fugi da imoralidade. Em geral, qualquer pecado que uma pessoa venha a cometer fica fora do seu corpo. Mas o fornicador peca contra seu próprio corpo. 19Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que mora em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais também que vós não pertenceis a vós mesmos? 
20De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo.


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.


Reflexão Dominical

    Estamos no Tempo Comum. Tempo indispensável e que desenvolve o mistério pascal de modo progressivo e profundo. É domingo pascal dos cristãos. Desde os primeiros séculos, por tradição apostólica, a Igreja sempre se reuniu aos domingos. Essa importância  dada ao domingo tem uma forte razão: é o dia em que o Senhor ressuscitou dos mortos, dia em que apareceu aos discípulos.
Infelizmente, com o tempo, o domingo foi tão desvalorizado, que até passou ser substituído por qualquer festa de santo, perdendo o sentido original de celebração da Páscoa do Senhor. Procurando recuperar  o sentido original do dia do Senhor, o CONCILIO VATICANO II elaborou um texto, presente na SACROSANCTUM CONCILIUM, no qual reuniu elementos que dão sentido bíblico, teológico e litúrgico ao domingo: “ O DOMINGO É UM DIA DE FESTA PRIMORDIAL QUE DEVE SER LEMBRADO E INCULCADO À PIEDADE DOS FIÉIS DE MODO QUE SEJA TAMBÉM UM DIA DE ALEGRIA E DE DESCANSO DO TRABALHO. O DOMINGO É O FUNDAMENTO E O NÚCLEO DO ANO LITÚRGICO”(SACROSANCTUM CONCILIUM,n.106).
Embora os evangelhos deste ciclo do ano litúrgico (ciclo B) em sua maioria, sejam tirados do evangelho de Marcos, o texto lido neste II Domingo do Tempo Comum é do evangelho de João. Esse texto abre a vida pública de Jesus e foi escolhido porque faz o elo entre a festa do Batismo do Senhor (celebrada, segunda-feira, dia 09) e a atividade pública de Jesus na Galileia, que nos domingos seguintes, será apresentada por meio dos textos do evangelho de Marcos.
A Liturgia deste II domingo do tempo comum nos fala sobre o chamado de Deus  e o nosso seguimento. Nós, hoje, somos chamados (as) a mostrar a todos as pessoas Jesus, como o Cordeiro de Deus, conforme João Batista testemunhou. Mas primeiramente, precisamos como Samuel, no silêncio, ouvir a voz do Senhor e dar uma resposta sincera: “Sim, Senhor, fala que teu servo escuta”. Escutar é a primeira tarefa do porta-voz de Deus.
O seguimento de Jesus supõe permanecer nele, conviver com Ele, num relacionamento muito próximo, fazer com Ele a experiência de carregar a cruz e dar a vida no dia a dia. A união mútua entre Jesus e o discípulo é a condição básica para produzir frutos.
       Assim como Samuel e João Batista  nos tornamos  colaboradores da história de Deus com o seu povo transmitindo a Palavra e transformando-a em ação. Pelo Batismo, somos membro de Cristo e formamos com ele um único corpo. A partir desse momento, nossos pensamentos, palavras, atitudes devem ser os de Cristo e devem testemunhar, diante do mundo, o próprio Cristo. No nosso “corpo” manifesta-se, portanto, a realidade do “corpo” de Cristo. Portanto, nosso corpo é para o Senhor e o Senhor para o nosso corpo. Esse corpo deve fugir das imoralidades, não podemos fazer com o corpo o que quisermos. Deus nos resgatou por um alto preço. Ele entregou seu Filho único para a salvação de todos. Uma vez resgatados, segundo Paulo, devemos  glorificar a Deus.
     A Palavra de Deus, dirigida a Samuel, aos discípulos e aos cristãos de Corinto, nos convida a uma resposta. Uma resposta que consiste em seguimento, em discipulado. 

Equipe Litúrgica