1a  FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO: 17/01/2012

“SÃO SEBASTIÃO TESTEMUNHA DE FÉ”.

Viver pela fé é condição essencial na história de quem teve um encontro pessoal com Jesus. Uma vez que tomamos consciência de que somos olhados amorosamente por Ele, não há mais espaço para um estilo de vida que não seja pautado pela confiança plena, pela certeza de que o Altíssimo é por nós.

Somente vive pela fé quem busca atualizar no dia a dia a experiência do encontro pessoal com o Senhor, quem vive de modo perene esse deixar-se encontrar e invadir pelo Amado. Por isso, podemos afirmar que aquele que vive pela fé, vive a experiência constante do encontro com o Senhor.

“Embraçai o escudo da fé” (Ef 6, 10), exorta São Paulo. Esse escudo não apenas nos protege do Maligno, mas também de nós mesmos. Apenas quando vivemos de modo comprometido a realidade da fé conseguimos entender que não somos propriedade nossa, mas de Alguém, cujo poder  salvífico  somos constituídos testemunhas.

Viver na fé, no encontro com o Senhor, é condição fundamental para conseguirmos contemplar e discernir de modo correto a ação d’Ele em nossa vida, especialmente quando ela foge do esquema por nós planejado. Caso contrário, corremos o sério risco de viver sob o jugo de um legalismo maldito, no qual já não há mais espaço para uma ação livre do Senhor, como alerta São Paulo: “Todos os que se apoiam nas práticas legais estão sob um regime de maldição” (Gl 3, 10).

Um exemplo vivíssimo de fé, São Sebastião. Cristão nos tempos do Imperador Dioclesiano,  viveu em clima de perseguição, mas não perdeu sua fé em Cristo, mesmo diante do martírio. Não teve medo de ser um cristão, correndo todos os riscos.

Hoje não corremos riscos por sermos cristãos. Entretanto, muitas pessoas nega a fé do seu batismo.
Precisamos viver na fé. Peçamos a São Sebastião que tenhamos a coragem de professar a nossa fé em todas as circunstâncias e desafios e sem renega-la por nenhum motivo.

São Sebastião, intercedei a Deus por nós!