30/10/2011 - 31º Domingo do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - 30/10/2011

31º Domingo do Tempo Comum

"A hipocrisia de pregar e não praticar!"

Encerrando o mês missionário queremos rezar pela Amazônia, ainda terra de missão, que abriga muitas nações indígenas, inúmeros imigrantes, cidades em acelerado crescimento e muitos exploradores e aventureiros. Pulmão do mundo, mas ainda carente de outros "ares", já que a evangelização ali ainda é um grande desafio. O Evangelho  nos pede: não pregar sem viver e praticar.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Quem não é coerente com aquilo que diz ser sua crença, torna-se pedra de tropeço no caminho dos outros. O apostolado do fiel convicto, pelo contrário, é fecundo, produz frutos, pois a graça de Deus age por seu intermédio.


1ª Leitura - Ml 1,14b-2,2.8-10
Leitura da Profecia de Malaquias:
Eu sou o grande rei, diz o Senhor dos exércitos, e o meu nome é terrível entre as nações. E agora este mandamento para vós, ó sacerdotes.
Se não quiserdes ouvir e tomar a peito glorificar o meu nome, diz o Senhor dos exércitos, lançarei sobre vós a maldição. Vós, porém, vos afastastes do reto caminho  e fostes para muitos, na observância, pedra de tropeço; quebrastes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos; e eu também vos fiz desprezíveis e vos rebaixei aos olhos de todos os povos, na medida em que não guardastes meus caminhos e praticastes discriminação de pessoas no serviço da lei. Acaso não é um só o pai de todos nós? Acaso não fomos criados por um único Deus? Então, por que cada um de nós é desonesto com seu irmão, violando o pacto de nossos pais?
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 130
Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!

Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!

Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.

Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!


2ª Leitura - 1Ts 2,7b-9.13
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Irmãos: Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos. Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus, mas até a própria vida, a tal ponto chegou a nossa afeição por vós. Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Trabalhamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós. Foi assim que anunciamos o evangelho de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Mt 23,1-12
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:
Naquele tempo, Jesus falou às multidões e a seus discípulos: "Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de ser chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!