23/10/2011 - 30º Domingo do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - 23/10/2011

30º Domingo do Tempo Comum
Dia Mundial das Missões

"Amar os outros para amar a Deus!"

Cristo nos ensinou o caminho da vida por meio do amor. Ele nos mostrou um relacionamento novo, carregado de misericórdia, que pode realmente nos fazer felizes. Mas, com pesar, vemos ainda multidões arrastadas pelo egoísmo, sem experimentar a dádiva do amor de Deus. Um dia, quando houver a globalização do amor, saberemos que realmente amamos a Deus.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
No amor de Deus todos têm sua dignidade respeitada: o estrangeiro, a viúva, o órfão, os pobres. No amor não há fronteiras ou limites. Os sábios do mundo não entendem a simplicidade do amor a Deus e aos irmãos, que gera a vida em abundância.


1ª Leitura - Êx 22,20-26
Leitura do Livro do Êxodo:
Assim diz o Senhor: Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito.
Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor. Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos.
Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros.
Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. Pois é a única veste que tem para seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 17
Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!

Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.


2ª Leitura - 1Ts 1,5c-10
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Irmãos: Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia.
Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, esperando dos céus o seu Filho,  a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Mt 22,34-40
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:
Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Jesus respondeu: "'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos"
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!