09/10/2011 - 28º Domingo do Tempo Comum


Liturgia da Palavra - 09/10/2011
28º Domingo do Tempo Comum
"Muitos são chamados, poucos escolhidos!"

A vida é toda ela uma oportunidade para escolher. É preciso, pois, conhecer com clareza para onde nos levam os diversos caminhos que estão à nossa frente. Não é prudente escolher qualquer um, ou não escolher nenhum. Na verdade, quando abrirmos nosso coração à graça da fé, nós é que estamos sendo escolhidos. Isso significa que não basta ter sido chamado.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Conforme suplicamos na oração, necessitamos da graça para ter fé e para perceber o bem que devemos fazer para agradar a Deus. Se confiarmos no Senhor, ele nos salvará em todas as situações.


1ª Leitura - Is 25,6-10a
Leitura do Livro do profeta Isaías:
O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.
Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações.
O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse.
Naquele dia, se dirá: "Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado; vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo".
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 22
Na casa do Senhor habitarei, eternamente.

O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.


2ª Leitura - Fl 4,12-14,19-20
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me dá força. No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades.
O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. Ao nosso Deus e Pai a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!


Evangelho - Mt 22,1-14
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:
Naquele tempo, Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: "O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.
E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir.
O rei mandou outros empregados, dizendo: 'Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!'
Mas os convidados não deram a menor atenção; um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.
Em seguida, o rei disse aos empregados: 'A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes'.
Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí um homem que não estava usando traje de festa e perguntou-lhe: 'Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?' Mas  o homem nada respondeu.
Então o rei disse aos que serviam: 'Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Aí haverá choro e ranger de dentes'.
Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos".
- Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!