18/09/2011 - 25º Domingo do Tempo Comum


Liturgia da Palavra - 18/09/2011
25º Domingo do Tempo Comum
"Sem inveja, alegremo-nos com a alegria dos irmãos!"



Nós sempre nos consideramos melhores e mais merecedores do bem que os demais. Deus não olha nossos méritos. Trata a todos nós, levado unicamente por sua bondade. E Deus anseia que esse seu caminho ou jeito de agir seja sempre mais também o nosso. Na Palavra e na Eucaristia, acolhamos sempre mais essa bondade gratuita de Deus!


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Na inveja, sempre merecemos mais que os outros. Se alguém recebe algo mais especial, quase morremos de indignação! Quanto nos falta para sermos como Deus! Ele não olha se nós merecemos. Não, Ele age levado apenas por sua bondade gratuita e infinita.


1ª Leitura - Is 55,6-9
Leitura do Livro do profeta Isaías:
Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto.
Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão.
Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor.
Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra.
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 144
O Senhor está perto da pessoa que o invoca!

Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.


2ª Leitura - Fl 1,20c-24.27a
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte.
Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher.
Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo ¾ o que para mim seria de longe o melhor ¾ mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo.
Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo.
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!


Evangelho - Mt 20,1-16a
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
"O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha.
Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha.
Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: 'Ide também vós para a minha vinha! Eu vos pagarei o que for justo'.
E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três da tarde, e fez a mesma coisa.
Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: 'Por que estais aí o dia inteiro desocupados?' Eles responderam: 'Porque ninguém nos contratou'. O patrão lhes disse: 'Ide vós também para a minha vinha'.
Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: 'Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!'
Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata.
Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 'Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'.
Então o patrão disse a um deles: 'Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa!
Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?'
Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos".
- Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!