26/06/2011 - 13° Domingo do Tempo Comum


Deus nos convida e nos desafia ao despojamento total, inclusive da própria vida, a fim de que, na liberdade interior, possamos viver o dom do acolhimento generoso, pois quem recebe um irmão como a um profeta, abre o coração para acolher a Boa Nova de Jesus Cristo. Acolhamos a graça de Deus que nos reúne e nos envia como discípulos e missionários do Reino.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Abramos nossas mentes e corações a fim de acolhermos a riqueza da Palavra de Deus, pois pela vivência de nosso batismo dia após dia somos chamados a viver a graça do acolhimento, da generosidade e do despojamento até as últimas consequências.


1ª Leitura - 2Rs 4,8-11.14-16a
Leitura do Segundo Livro dos Reis:
Certo dia, Eliseu passou por Sunam. Aí morava uma senhora rica, que insistiu para que fosse comer em sua casa. Depois disso, sempre que passava por aí, Eliseu parava na casa dessa mulher para fazer suas refeições.
E ela disse ao marido: "Tenho observado que este homem, que passa tantas vezes por nossa casa, é um santo homem de Deus. Façamos para ele, no terraço, um pequeno quarto de alvenaria, onde colocaremos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro. Assim, quando vier à nossa casa, poderá acomodar-se aí".
Um dia, Eliseu passou por Sunam e recolheu-se àquele quarto para descansar.
E perguntou a Giezi, seu servo: "Que se poderia fazer por esta mulher?" Giezi respondeu: "É inútil perguntar-lhe; ela não tem filhos e seu marido já é velho".
Eliseu mandou então que a chamasse. Ele chamou-a e ela pôs-se à porta.
Eliseu disse-lhe: "Daqui a um ano, neste tempo, estarás com um filho nos braços".
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 88
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria, seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome, dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória; é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!


2ª Leitura - Rm 6,3-4.8-11
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.
Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim, vós também, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.
- Palavra do Senhor.
Graças a Deus!


Evangelho - Mt 10,37-42
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim.
Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
Quem procura conservar a sua vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa".
- Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!