Comunidade Santa Clara - Bairro Milho Branco

Comunidade Santa Clara – Bairro Milho Branco
Padroeira Santa Clara – Festa no dia 11 de Agosto
Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 – bairro Milho Branco
Juiz de Fora - MG
Celebrações: Domingos às 08h

O Bairro Milho Branco era uma fazenda com plantação de milho e pertencia ao senhor João Fontes. Havia também duas grandes hortas de propriedade do senhor Augusto Ambrósio e do senhor Murilo Ambrósio. Em 1983 a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora comprou essas terras para serem loteadas. Após terra planagem foram construídas casas e vendidas aos interessados. Em 1990 iniciou-se a comunidade religiosa com grupos de pessoas se reunindo nas casas umas das outras para ler e meditar a Bíblia.
A partir de 1991, o pároco José Geraldo Teixeira passou a celebrar missa na comunidade todo primeiro domingo de cada mês. Em 1992 foi realizado no campo de futebol a primeira festa, cujo o objetivo era angariar fundos para construção de uma capela. Estavam à frente da organização a senhora Maria das Dores Corrêa Pena, o senhor Waldir Costa e o senhor Luiz do Carmo Assis. Com A chegada do padre José Alves a comunidade passou a ter missas no primeiro e no terceiro domingo de cada mês. Em 1992 fundou-se uma conferência da Sociedade São Vicente de Paula na comunidade.
Com a chegada da senhora Eliene Carvalho Ramos a catequese foi reformulada e a Primeira Eucaristia realizou-se na própria comunidade. Em 1994 a comunidade recebeu a visita do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Clóvis Frainer. Por votação foi escolhido o nome da padroeira Santa Clara.

Em 1995 foi adquirido o terreno para a construção da capela à rua Ivan Batista de Oliveira, nº1115. No dia 11 de agosto de 1997 celebrou-se o dia de Santa Clara. Formou-se o Apostolado da Oração com a orientação da senhora Maria Luiza Lopes (então presidente do apostolado da matriz). Em 1999 iniciou-se a construção da capela. Em 2002, padre Luciano Bonato (auxiliando a paróquia) intensificou as celebrações na comunidade. O seminarista Alessandro (atual sacerdote) colaborou na liturgia dando curso para os agentes de pastoral. Em16 de abril de 2005, com a capela ainda em obra, a comunidade recebeu a visita de Dom Paulo Francisco Machado, bispo auxiliar que celebrou o sacramento da Crisma e deu a benção ao sacrário da capela. Atualmente a capela está pronta, e conta com salão paroquial, para a realização de reuniões das pastorais e movimentos. Restam apenas intervenções externas para a conclusão das obras da capela.