Comunidade Nossa Sra. do Carmo - Bairro Jardim Natal

Comunidade Nossa Sra. do Carmo – Bairro Jardim Natal
Padroeira Nossa Sra. do Carmo – Festa dia 16 de Julho
Rua Antônio Bernardo, 259 - bairro Jardim Natal
Juiz de Fora – MG
Celebrações:

Por volta de 1960 surge o bairro Jardim Natal. Os proprietários eram da família “Eckmann”: Sr. Augusto Eckmann e Dona Maria Luiza Paleta Eckmann. Eles tinham uma fábrica de artefatos de papel, cujo o nome era Fábrica de Natal.
No princípio, o único movimento religioso no bairro eram as novenas de Natal, mas em 1982, aproximadamente, o pároco Padre Pedro Lamy realizou celebrações: terços nas casas, via sacra, Campanha da Fraternidade e até batizados.
Por volta de 1993, surgiram vários grupos de terços que exigiam cada vez mais a presença do pároco na comunidade. Esse desejo foi prontamente atendido pelo Padre José Geraldo. O movimento catequético foi interrompido temporariamente e o padre José Geraldo foi substituído pelo pároco Padre José Alves.
Os jovens do bairro formaram um grupo de jovens (JOIA – Jovens organizando o Ideal de Amanhã), que após participar de vários eventos na paróquia, se desfez. Como as crianças do bairro frequentavam a catequese na igreja matriz, surgiu a ideia de formar a catequese na comunidade. Um grupo de pessoas se reuniu com essa finalidade: Sr. João Braga e Aparecida Braga, senhora Fátima Garcia e senhora Eliana. Irmã Geralda Sebastiana Rezende e Maria das Graças auxiliavam nas reuniões da catequese. As catequistas Geisilaine, Regina de Jesus, Eliana Maria Gomes da Silva, Fátima Garcia, Geralda Maria Nogueira e Daiane Catarina de Oliveira realizavam os encontros catequéticos em suas residências, com início em 27 de março de 1999. Durante esse período Irmã Geralda fez várias reuniões tendo como pauta a formação de catequistas e catequizanos.
Uma vez por mês realizavam celebrações. Surgiu então a necessidade de se escolher um padroeiro; das sugestões apresentadas ganhou por votação Nossa Senhora do Carmo, com 66 votos. Algumas rifas permitiram a compra da imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo e, de alguns objetos para realização da primeira festa da padroeira, em 11 de julho de 1999, com diversas barraquinhas, e quadrilha organizada pela catequese.
Nos últimos anos a comunidade se dedica a construção da capela, praticamente terminada.