O Santuário

Em repetidas aparições, a Santíssima Virgem insiste na necessidade de se fazer penitência e de orar pelos pecadores.

Nossa Senhora também manifesta o desejo de ver erguida uma capela naquele local, no qual aparecera, para que ali fosse visitada por fiéis em peregrinações.

No dia 2 de março, a Virgem Maria diz a Bernadete: "Vai dizer aos sacerdotes que os fiéis venham aqui em procissão e que aqui se construa uma capela". E esta mesmo sem entender ao certo que esta mulher misteriosa era a Santíssima Virgem - vai e dá o recado ao sacerdote responsável pela paróquia. O pároco manda dizer à referida Senhora, que se esta queria uma capela, deveria antes lhe informar o seu nome, e como prova deveria fazer florir uma rosa selvagem naquela gruta, apesar de estarem em pleno inverno.

Em Aos 25 de março, Bernadete pergunta àquela linda Senhora, quem era ela. E esta Senhora de aparência sobrenatural lhe responde: "Eu sou a Imaculada Conceição". Bernadete sai correndo, repetindo pelo caminho este nome, para dizer ao sacerdote, aquele nome que nem mesmo ela compreendera.

Aos poucos, a fama das aparições, das curas extraordinárias, verificadas na gruta, bem como as graças obtidas por meio de orações dirigidas a Maria Santíssima, foram estendendo-se por toda a França, chegando aos países vizinhos.

De maneira que o Bispo de Tarbes, aos 28 de julho de 1858, nomeou uma Comissão, que durante 3 anos examinou minuciosamente todos os fenômenos observados na gruta de Massabielle. Esta mesma comissão sujeitou Bernadete a rigorosas interrogações e estudou detalhadamente todos os casos de curas prodigiosas ocorridas em Lourdes. Os próprios médicos dos doentes agraciados por tais curas, eram convidados a fazer suas observações profissionais, e a externar suas constatações a respeito do restabelecimento inexplicável de seus clientes.

Em seu relatório, publicado em janeiro de 1882, Monsenhor Laurence, o então Bispo de Tarbes, reconhece o caráter sobrenatural das aparições e autoriza o culto público a Santíssima Virgem, na gruta de Massabielle.

Aos 4 de abril de 1864, foi colocada na gruta uma estátua da Imaculada Conceição, e aos 2 de julho de 1876 sagrou-se a igreja construída no lugar indicado pela Santíssima Virgem. Mais tarde, o Papa Pio IX concedeu a essa igreja o título de Basílica, a qual fora reconhecida por meio de diversos privilégios.

E em 1886, começaram as obras da grandiosa Igreja do Rosário, que apresenta uma grande cúpula de 15 capelas. Cinco anos foram consumidos na construção deste santuário que, em 1910, foi sagrado e inaugurado.