Católicos celebram dia de Corpus Christi

Com o tema: “Eucaristia, alimento que dá a vida”, centenas de fiéis marcaram presença, nesta quinta feira, na solenidade de Corpus Christi. A missa realizada na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, teve início às 16 horas no pátio da Igreja. Na ocasião o pároco Padre Gil Condé rezou pela paz no mundo e, posteriormente, seguiu para o interior da Igreja.



Após a celebração na Matriz, os católicos seguiram em procissão com velas acesas pelas ruas do Bairro Industrial. Durante o trajeto realizado com muitos cantos e orações, além de várias casas enfeitadas com balões, imagens e oratórios, também foram montados três palcos para que os presentes recebessem as bênçãos de Jesus. No primeiro, foram abençoadas as famílias e os enfermos; no segundo palco, a intenção foi para os jovens e as crianças; e na terceira e última parada, já novamente no pátio da Igreja, foram lembrados todos os membros de pastorais e movimentos que fazem parte da Paróquia e Comunidades.


A Festa de Corpus Christi é o momento que, solenemente, a Igreja comemora Jesus na Eucaristia, seu corpo e sangue; sendo o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Sendo assim, é o instante no qual o católico celebra a sua convicção e a sua fé.


O evento de Corpus Christi surgiu no séc. XIII na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.


Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. Sendo assim a partir dessa oficialização, todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade passou a ser comemorado o dia do “Corpo de Cristo”.


Todo católico deve participar dessa Procissão que a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.


Confira imagens da celebração em nossa página no Facebook! facebook.com/paroquia.sradelourdes