Celebração de ramos abre programação da Semana Santa na paróquia!

Atualizado: 15/04/2014 às 18:06


Na manhã do último domingo 13 de março ocorreu a celebração do Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém aclamado pelo povo que o saudavam com ramos enquanto ele entrava na cidade, e a primeira celebração do dia na matriz teve seu início na comunidade Nossa Senhora da Paz no bairro Encosta do Sol.

As 07h da manhã os fiéis já estavam concentrados na Igreja de Nossa Senhora da Paz para aguardar a benção de Ramos que foi feita pelo diácono Nelson após uma reflexão sobre o evangelho de Ramos o diácono abençoou os fiéis, seguindo em uma organizada procissão em direção a matriz cantando e orando durante todo o percurso.
“A procissão é importante para revivermos os passos de Jesus, a entrada em Jerusalém com os ramos é uma forma de estarmos conectados ao que aconteceu naquele momento, revivendo a cada dia fatos daquele que veio para nos salvar” definiu Thiago Oliveira, ministro da Eucaristia. E um número realmente grande de pessoas realmente estavam ali revivendo os passos de Jesus. Cada uma das pessoas que ali estavam tinham um pedido de graça a ser alcançado ou a ser agradecido como destacou Rafael Paiva: “Meus objetivos são purificar a alma e o espírito e me arrepender dos meus pecados pelo sangue derramado por Jesus para perdoar os nossos pecados”. Haviam ali também pessoas que já tomou por habito a participação como a Dona Maria da Penha, que há cincos segue a procissão, “A cada ano que passam eu vejo essa procissão ficar maior com a presença de pessoas que estavam afastadas da igreja e principalmente com a participação de muitos jovens” declarou ela.

Após alguns minutos de caminhada a procissão finalmente chegou a matriz onde uma quantidade grande de fieis já aguardavam a chegada daqueles que acompanhavam a procissão para que juntos pudessem começar a celebrar a festa de Ramos dando início a celebração.

Comunidade Santa Clara


Durante a Missa de Ramos na comunidade Santa Clara, Pe. Gil Condé refletiu sobre o significado do Domingo de Ramos, dia em que Jesus chegou a Jerusalém e foi aclamado pelo povo, após ter passado quarenta dias no Monte das Oliveiras. Conforme explicação de Pe. Gil, a tradição pede que os fiéis acendam as folhas dos ramos já secas, para incensar a casa nos momentos de aflição, pedindo a Deus que nada de pior aconteça: “A fumaça é a nossa oração chegando aos céus”, afirmou o padre.

Na homilia Pe. Gil indagou que muitas vezes o bem paga pelo mal: “Quantas vezes estamos presos em nossas casas e os ladrões soltos, assim como Barrabás”, lembrou o padre, referenciando o evangelho que recorda a Paixão de Jesus Cristo.

Antes da celebração foram distribuídas folhas de ramos aos fiéis. O morador da comunidade Nossa Senhora da Misericórdia, José Quintino, lembra que ainda quando as missas do Domingo de Ramos dos bairros Milho Branco e Amazônia eram celebradas apenas na comunidade Santa Clara, ele sempre ficou responsável por cortar os ramos que seriam distribuídos aos fiéis. Para José Quintino a sua contribuição nas celebrações é um agradecimento às bênçãos que ele recebe.

Comunidade Nossa Senhora do Carmo


A noite as comunidades Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo receberiam uma procissão que sairia da comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro Jardim Natal 607 e iria até a comunidade Nossa Senhora do Carmo no bairro Jardim Natal 606, mas devido à forte chuva a procissão foi cancelada e ocorreu apenas a celebração na Igreja de Nossa Senhora do Carmo que teve seu início na parte de trás da igreja onde foi lido o evangelho e aconteceu a benção dos Ramos. Em seguida os fiéis adentraram a igreja numa pequena procissão entrando na igreja e ocupando seus lugares para em seguida dar início a celebração.

A Semana Santa na Paróquia ainda contará com Via Sacra, missas, noite de oração, meditação do terço, celebrações da palavra e vigília pascal.