Missa de Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma

 A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, celebrou a Quarta-Feira de Cinzas com missa na noite desta quarta-feira (5), presidida pelo nosso pároco, Pe. Gil Condé. A missa de Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo na Páscoa.

Durante a celebração, foi feita a imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. Além disso, no Brasil neste dia começa a Campanha da Fraternidade que busca chamar a atenção da população para um tema diferente a cada ano. Neste ano o tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Crista nos libertou”.

A igreja propõe que esse período seja de oração, penitência e jejum. "Na missa de quarta-feira o padre faz a imposição das cinzas. As cinzas são a queima da palha do domingo de ramos do ano passado. A simbologia lembra que todos nós viemos do pó e ricos, pobres ou qualquer pessoa, todos retornaremos ao pó", detaca Pe. Gil em sua homilia.

O roxo, que significa penitência, é a cor litúrgica usada. Nas missas os cantos de alegria são suprimidos durante esses quarenta dias.