Jovens da arquidiocese são convocados para o projeto “Missionários Continentais”

Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, e atendendo ao apelo do papa Francisco para que os jovens tornem-se evangelizadores, a Arquidiocese de Juiz de Fora acaba de criar o projeto Missionários Continentais.

A proposta é de que os jovens católicos tornem-se missionários, durante um ano, e realizem eventos, minijornadas e animações nas 36 cidades menores pertencentes à Arquidiocese, alinhando os compromissos pessoais, como trabalho e estudos, a esta missão evangelizadora.

Para isso, os novos evangelizadores vão receber uma preparação e vão estudar os dogmas, a doutrina e o Catecismo da Igreja Católica. Os primeiros eventos de preparação destes evangelizadores já estão marcados. 

Nos dias 16 e 23 de agosto, sextas-feiras, das 22h às 00h, acontece a Vigília da Convocação, na Capela do Seminário Santo Antônio (av. Barão do Rio Branco, 4516, Boa Vista). Nela, estão convidados todos os jovens que se sentirem chamados e interessados a participar do projeto. Já no dia 30, também sexta-feira, das 21h30 às 6h, no mesmo local, será a Vigília do Sim, confirmando o compromisso dos jovens com a missão.

Você, jovem, participe e torne-se um discípulo missionário!

Confira a Carta de Convocação da Comissão Arquidiocesana de Comunicação da Semana Missionária e JMJ Rio 2013

“Quanto a você, arregace suas mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo!” (Jr 1,17)

O ano de 2013 está sendo privilegiado e único para a juventude católica. A Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Vida” e o lema “Eis me aqui, envia-me”(Is 6,8), convidou todas as pastorais, os movimentos, as con-gregações e as novas comunidades da Igreja locais a refletirem sobre o seu papel no acompanhamento dos jovens.

Recentemente a Jornada Mundial da Juventude, congregou milhares de jovens de todos os cantos do Brasil e de inúmeros países do mundo. Seu tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) provocou a juventude brasileira a refletir sobre seu comprometimento missionário.

Em nossa arquidiocese não foi diferente, cerca de 2.500 jovens participaram da JMJ no Rio de Janeiro. Logo após, no dia 7 de Agosto aconteceu uma reunião histórica. Cerca de 35 jovens de vários seguimentos juvenil (Setor Juventude, Ministério Jovem, MUR, Focolares, Emaús, Vicentinos, Comunidade Resgate, Escola Santo André, representantes de grupos jovens paroquiais etc) se reuniram com seu pastor, Dom Gil Antônio.

Nessa reunião, todos estavam ali, pelo amor a Igreja, estavam para iniciar a vivência do pós-Jornada, para começar a colocar em prática o pedido do papa Francisco: "Sejam protagonistas", "Ide e evangelizai'. Pois bem, a resposta para todos os jovens, cheios de ideias de missão, veio de Deus, exatamente na pessoa de dom Gil. Ele chamou a juventude para o que ela mais quer: a missão!

Foi dele, a ideia de criar os “Missionários Continentais”. A proposta é que os jovens que se sentirem impulsionados a dizer “sim” a Igreja, vão em missão para as cidades do interior que compõem a Nossa Arquidiocese, para evangelizar. Ir aonde mais se precisa e realizar minijornadas, isso por um período de um ano.

Mas para isso, é necessário preparo! E aí vem o plano completo de Deus: estudar e rezar! Estudar muito os dogmas, o Catecismo e tudo que nos ajude a viver a Igreja. Rezar; pois a oração é a base. 

Para começar o projeto, a oração é o primeiro passo, e para isso foi marcado as primeiras vigílias, que acontecerão na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. As duas primeiras, nos dias 16 e 23 de agosto, será das 22h às 00h, chamadas de Vigília da Convocação, quando todos os jovens que se sentirem chamado à missão são convocados a esse momento.

No dia 30 de agosto, será a Vigília do Sim. Terá o inicio às 22h e se estenderá até as 6h. Nela, também teremos a Santa Missa, e seremos convidados a dar uma resposta concreta, em que o convite é para que doemos um ano para DEUS na missão. Mesmo no estudo e no trabalho, o grupo vai procurar viver algo em comum para cumprir o chamado de “ir e fazer discípulos”.

Então, se você sente esse chamado, a hora é essa... esperamos por você!!!