Liturgia da Palavra - 29/04/2012

4º Domingo da Páscoa

Domingo do Bom Pastor

Dia Mundial de Oração
pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas

"Fazendo-nos bons pastores, nós nos salvamos!"


Só em Jesus somos salvos, pois só n'Ele somos chamados e de fato somos filhos de Deus. Só n'Ele, escutando sua voz, tornamo-nos bons pastores, damos a vida por nossos irmãos, e somos igualmente amados pelo Pai. Na força da Eucaristia, vivamos a Páscoa, consumindo nossas vidas por nossas ovelhas, que são nossos irmãos e irmãs, principalmente mais necessitados.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
O mercenário "não se importa com as ovelhas", o Bom Pastor "dá a vida" por elas. As ovelhas escutam a voz do Pastor, seguem-no: aprendem com Ele a também darem a vida, a se fazerem bons pastores de seus irmãos e irmãs. Essa é a ordem que nos vem do Pai.


1ª Leitura - At 4,8-12
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: "Chefes do povo e anciãos: hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, ¾ aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos ¾ que este homem está curado, diante de vós. Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 117
A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!

Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o salvador! A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso; que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!"


2ª Leitura - 1Jo 3,1-2
Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Jo 10,11-18
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:
Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!


Oração pelas Vocações
(composta pelo Papa Paulo VI)

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, como missionários e missionárias, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.


REFLEXÃO DO 4º DOMINGO DA PÁSCOA

Nos três anos litúrgicos, o Quarto Domingo da Páscoa traz a marca do Evangelho do Bom Pastor.

Por ele, a Igreja quer levar a comunidade eclesial a viver o mistério pascal na pastoral. O pastoreio consiste, antes de tudo, no anúncio do Cristo morto e ressuscitado, a pedra angular. Em seu nome é que os seres humanos podem ser salvos. São João, em sua 1ª carta, nos fala hoje sobre o anúncio do amor de Deus. A função pastoral consiste também em levar os seres humanos a tomar consciência e a viver esta realidade de filhos de Deus e nela perseverar até o fim. O Evangelho aprofunda as características do pastoreio na Igreja de Cristo. Seu modelo é o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. Ele as defende, as conhece lhes dá a vida. Vai atrás das que ainda não pertencem ao seu rebanho.

De acordo com as leituras de hoje, podemos reconhecer, nas características do pastoreio, as várias dimensões da pastoral da Igreja no Brasil: a comunhão e participação, a dimensão missionária, a catequese, a dimensão celebrativa, a ação ecumênica e de diálogo religioso e a ação sócio transformadora. Entendemos que esta ação é realizada especialmente pelos ministros ordenados. Por isso, as orações pelas vocações sacerdotais no mundo inteiro. Mas todos os cristãos, tendo sido atingidos pelo amor de Deus em Cristo Jesus, participam desse pastoreio. Esta ação pastoral será realmente autêntica e produzirá frutos se a partir da vivência de filhos de Deus, formos testemunhas do Cristo morto e ressuscitado; se, a exemplo de Cristo, o Bom Pastor, estivermos dispostos a dar nossa vida pelas ovelhas. Precisamos deixar que a imagem do Bom Pastor nos inspire atitudes e ações para continuar, melhorar, corrigir... e assim a salvação acontecerá no hoje de nossa história.

É pelo nome de Jesus que seremos salvos e estabelecemos uma íntima comunhão com o Pai a ponto de sermos chamados de filhos de Deus. Entrar em sintonia com o Pai é o grande presente para nós e só merece os que verdadeiramente creem em Jesus. Essa comunhão levar-nos-á um dia à glória da plena visão, qu traz consigo a salvação completa e a libertação de todos os males.

Ao celebrarmos o Domingo do Bom Pastor e confrontados com a Palavra de hoje surgem algumas questões: nossos trabalhos pastorais tem deixado transparecer  como estamos anunciando a salvação pelo nome de Jesus?  Estamos atentos às necessidades de tantas ovelhas perdidas e feridas?  Nossas atitudes  são ações vivas do Bom Pastor que pode ser sentida e experienciada de modo pessoal e comunitário?

É a vivência íntima com Jesus Bom Pastor que transforma cada um de nós em “pastor”. Os pais chamados a serem pastores de seus filhos orientem-os através do testemunho e do diálogo. Os educadores devem se pastores para seus alunos; os catequistas, para seus catequizandos; os padres para seus paroquianos... Sempre entre nós deve prevalecer a atitude do Pastor que ama, acolhe, dá a mão e acompanha.

Pai ensina-nos a ser um bom pastor. Que possamos exemplificar, através de nossas ações e práticas, o verdadeiro reino que nos foi apresentado por seu Filho. Que saibamos entregar-se com toda confiança nas mãos de Jesus - o bom Pastor -, pois só assim estaremos seguro de estar trilhando o caminho para ti, bem como, conduzindo outras ovelhas para o seu santo redil. Amém.