Liturgia da Palavra - 12/02/2012

6º Domingo do Tempo Comum

"Se queres, tens o poder de curar-me!"


Neste domingo, a Palavra de Deus vem nos mostrar a triste situação das pessoas que sofriam com a lepra e, por isso, eram duplamente marginalizadas: na sociedade e na comunidade de pertença religiosa. A doença era vista como um castigo de Deus. A pessoa estava leprosa porque pecou. Mas, um doente de lepra, ao encontrar-se com Jesus, ficou curado e pôde ser reintegrado socialmente.


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Na primeira leitura veremos as normas que as pessoas leprosas deviam observar, pois eram consideradas impuras. Os sacerdotes se preocupavam em cumprir a lei, não tinham sensibilidade com a pessoa. Com Jesus é bem diferente. Movido pela compaixão, cura o doente e reintegra-o na sociedade.


1ª Leitura - Lv 13,1-2.44-46
Leitura do Livro do Levítico:
O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo:
"Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes.
Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: 'Impuro! Impuro!'
Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 31
Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a  quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!

Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: "Eu irei confessar meu pecado!" E perdoastes, Senhor, minha falta.

Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!


2ª Leitura - 1Cor 10,31¾11,1
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus.
Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos.
Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Mc 1,40-45
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos:
Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: "Se queres, tens o poder de curar-me".
Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero: fica curado!"
No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: "Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!"
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!