Liturgia da Palavra - 01/01/2012
Solenidade da Santa Mãe de Deus
Dia Mundial da Paz e Fraternidade Universal
"A maternidade de Maria!"


Hoje damos nosso primeiro passo neste novo ano. Somos guiados pela mão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Que Ela nos conduza pelos caminhos de seu Filho bendito, na construção da Paz e da Fraternidade Universal. Com a proteção dessa Mãe querida, que todos tenhamos um abençoado Ano Novo, em que possamos viver, conviver e amar, assim como somos amados por Deus. 


Liturgia da Palavra - Deus nos fala
Hoje é um dia de Bênção e de Paz! A Palavra de Deus sugere que supliquemos a Bênção do Senhor uns sobre os outros. Que Maria, assim como fez com os pastores, nos apresente o Príncipe da Paz e abençoe nossos passos ao longo deste Novo Ano.


1ª Leitura - Nm 6,22-27
Leitura do Livro dos Números:
O Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 'O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!'
Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Salmo Responsorial - Sl 66
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça. Os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!


2ª Leitura - Gl 4,4-7
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:
Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá ¾ ó Pai!
Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!


Evangelho - Lc 2,16-21
Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Lucas:
Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.
Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.
Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.
Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!