1a  FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

TERCEIRO DIA DO TRÍDUO: 19/01/2012

“SÃO SEBASTIÃO ENSINA-ME A RESPEITAR A CRIAÇÃO DE DEUS”.



Fomos criados à imagem e semelhança do Criador. Isto significa existir em nós uma identidade profunda de vida, fazendo do ser humano uma existência misteriosa. A nossa origem nos dá a dimensão do nosso ser, com capacidade de relacionamento para criar vida fraterna.

Sabemos do livro do Gênesis, que fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança como que por um “conselho” de sua infinita sabedoria: “Façamos (no plural) o homem (a raça humana) à nossa imagem e segundo a nossa semelhança” (Gênesis, 1,26). É, portanto, essa imagem e semelhança o nosso primeiro e mais importante titulo, o de maior honra e nobreza, que acarreta os demais títulos que dão origem ao dever de nosso comportamento defronte a todo o mundo criado. Em conseqüência disso, no plano de Deus, concebido desde sempre, esse mesmo ser humano que somos, é chamado a ser filho e filha de Deus.

Somos seres sociais, criados à imagem de um Deus que é família, Pai, Filho e Espírito de amor e trazemos em nós a exigência de sermos comunitários, de sermos sociais. A imagem de Deus em nós faz com que, aquele que não se dá à comunidade e que se fecha em si, se mutila, se diminui, se destrói, se autodestrói. Ao contrário, na proporção em que ele se abre para a comunidade, mais ele mostra sua semelhança com Deus e mais ele próprio se realiza.

“No princípio criou Deus o céu e a terra” Estas são as palavras de abertura da Bíblia. Na mesma narrativa de Gênesis, fala que nós, ao mesmo tempo em que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, ele nos deu domínio sobre o restante da criação. Somos instrumentos cruciais de preservação e de cuidado com a natureza e com o ser humano. É uma tremenda responsabilidade e privilégio sermos mordomos da criação.

Criaturas das mãos de Deus, temos que nos envolver com o cuidado da criação, e contribuir para a sua não deterioração, tanto no contexto próximo onde estamos inseridos(nossa cidade e país), como nas questões ambientais mundiais.

Somos responsáveis pelo corpo que recebemos de Deus, habitação do Seu Espírito. Cuidando dos agentes externos que vimos acima, somos muitas vezes negligentes com nosso corpo quando não o exercitamos e não controlamos nossa alimentação, tanto em qualidade como em quantidade. Isto também é pecado, mas parece que somos tolerantes neste aspecto.

Somos responsáveis em abastecer nossas mentes e corações com a Palavra de Deus. O cultivo da espiritualidade não pode ser negligenciada.  Precisamos buscar conhecimento e cultura, reflexões cristãs sobre todos os assuntos da vida, caminhos saudáveis para cultivarmos nossa mente e a mente de Cristo que está em nós ( 1 Co 2). Jesus escreveu que se nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será, portanto, zelar pelo que entra através deles. É uma promessa de vida saudável e abundante em nosso corpo, mente e coração.

Pela intercessão de São Sebastião peçamos ao Senhor, que Ele nos dê sempre essa delicadeza da abertura, para ver quem somos e porquê Ele pôs em nós o sinete, o marco da Sua parecença. Que Ele nos permita  dizer sempre, “Senhor, tu que me fizeste à tua imagem e semelhança, não permitas nunca que eu faça atos que desonrem essa semelhança que está em mim e que me torna feliz!”


SÃO SEBASTIÃO INTERCEDEI A DEUS POR NÓS