Acolhida da Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora




No último sábado, cerca de 6 ônibus de varias paróquia de Juiz de Fora tomaram rumo a Leopoldina para buscar a Cruz da JMJ(Jornada Mundial da Juventude) e o Ícone de Nossa Senhora. Quando chegamos em Leopoldina encontramos a quadra onde se realizava a missa de envio repleta de jovens, cerca de 200 jovens de Juiz de Fora estavam lá para recepcioná-la, a partir dali foi difícil segurar a emoção. 
Os jovens de nossa paróquia poderão carregar o Ícone e a Cruz, e relataram que foi uma experiência única, ela nos transmite uma paz, e inexplicável, ressalta uma jovem.
E assim começa a nossa peregrinação em rumo a juiz de Fora.

Chegando a Guarará na Fazenda da Esperança, apesar da chuva os jovens que ali estão em recuperação iluminaram nosso caminho com tochas formando um corredor, durante a nossa permanência na fazenda estava estampado na cara daqueles jovens a emoção. Também ali esta Dom Gil a nos esperar, que com muita alegria acolheu os símbolos da JMJ “A fazenda da Esperança foi a porta pela qual entrou a Cruz e o ícone de Nossa Senhora em nossa diocese. O caminho que estes jovens que aqui estão percorrem, é um caminho de cruz”, disse.
E por fim o Lual em Bicas, a cidade estava em festa, a Paróquia São José estava tomada de fieis. Muita animação, músicas, e uma lida queima de fogos.

Quando a Cruz e o Ícone finalmente chegaram em Juiz de Fora, já de madrugada, a igreja de São Sebastião jovens já esperava a sua chegada para a vigília e assim foi noite a dentro.
A manhã de domingo, começou com a missa presidida pelo vigário episcopal para a cultura, educação e juventude, Pe. João Justino Medeiros. Durante a celebração, que também marcou o primeiro domingo do advento, o sacerdote falou da importância da peregrinação nesse tempo litúrgico. “Que eles sejam símbolos fortes no despertar daqueles que não estão atentos para a vinda do Senhor”, destacou.

Enquanto a cruz não chegava na catedral o ministério de música da comunidade resgate animava a juventude a ali estava, e aproveitor para apresetar a toda juventude música que fazem parte do seu primeiro cd que será lançado no dia 10 de dezembro.
Quando a cruz e o ícone adentraram a catedral, o cantor Eros Biondini os acolheu com música “Nova Geração” do Padre Zezinho, A alegria tomou conta da juventude que cantou, entre outras canções. Depois do show do Eros, cerca de 2500 pessoas participaram da missa de envio. No início da celebração, o responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese, Pe. Zucka (Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite), agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento.
Dom Gil destacou que a Cruz lembra a todos o Ano da Redenção, em 1984, quando o então Papa, João Paulo II,  a entregou aos Jovens. “João Paulo II, entregou a Cruz aos jovens católicos para que pudessem percorrer o mundo, anunciando Jesus. O momento é de grande alegria e entusiasmo. Estamos recebendo a cruz de Jesus Cristo, a Cruz de João Paulo II, a Cruz da Juventude”.
Dom Gil ressaltou que o saudoso Papa cumpriu com fidelidade a missão de anunciar Cristo nas gerações futuras  e que todos também devem assumir essa missão. “Vocês são a nova geração da Juventude. O dever de anunciar Jesus é de todos vocês!”.
No final da celebração, os símbolos foram entregues aos jovens de São João Del Rei/MG que ficaram responsáveis por conduzi-los até a cidade histórica mineira. Também foram apresentados e abençoados as réplicas da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora feitos na Arquidiocese de Juiz de Fora. As réplicas vão percorrer todas as 86 paróquias da arquidiocese até 2013, ano em que acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Eles começam a peregrinação pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Mar de Espanha/MG.

*Clique nas imagens para ampliar




clique aqui para mais fotos!