Evangelizar os jovens da geração do século XXI é uma tarefa, ao mesmo tempo desafiadora e empolgante. Estamos na era do subjetivismo, do relativismo e a idade juvenil é a mais influenciável nesse aspecto. Torna-se necessário conhecer, verdadeiramente, quem é o jovem de nossas comunidades, qual sua participação na sociedade, o que ele representa diante de seu grupo e o quanto ele acredita nas instituições.

A prioridade arquidiocesana na missão com a juventude é acompanhar os jovens em toda sua formação, promovendo a busca de sua identidade cristã, vocação e missão.

A tarefa principal é possibilitar-lhes um encontro pessoal com Cristo.”
(Documento Sinodal, ponto 13)


E é respondendo esse desafio que a Paróquia de Santo Antônio de Ewbank da Câmara, estará promovendo no próximo dia 02 de Outubro um encontro de jovens na cidade.

Com o objetivo claro e especifico de reiniciar um trabalho de jovens na cidade, por sinal esse é um pedido de muitas pessoas nessa paróquia, já que a mais de 10 anos não acontece um trabalho permanente com jovens nessa cidade, além disso, percebemos que  a participação nas missas dos jovens é baixíssima. Por isso varias forças se uniram para mudar esse quadro, afinal mais do que nunca a Igreja abre espaço para os jovens, percebemos isso nos documentos 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, assim como no documento de Aparecida, e no documento Sinodal, além é claro de todas as atividades voltadas para os jovens, como recentemente a confirmação da próxima jornada mundial da Juventude que irá acontecer em 2013 no Rio de janeiro.

O encontro será realizado na Escola Municipal Hercília Silva de Melo, com o inicio as 08h e o termino com a celebração eucarística as 19h na Igreja Matriz, durante o dia os jovens irão trabalhar três temas: “O mundo em que vivemos”, “A Igreja Católica” e “Como ser jovem no mundo e na Igreja de hoje”, para organizar esse encontro contamos com o apoio e iniciativa total do Padre Elílio de Faria Matos Junior e Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, dos seminaristas que trabalham na Paróquia, da prefeitura municipal, além do Grupo Jovem JUC, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro F. Bernardino na cidade de Juiz de Fora que estará organizando o encontro.

Inicialmente foram colocadas 50 fichas para as inscrições, e as mesmas terminaram em uma semana, o que demostra desde já a vontade da juventude dessa cidade em participar, em retornar a Igreja, devido a isso colocamos fichas extras a disposição, sendo que as inscrições serão realizadas até no próximo domingo dia 25 de Setembro na secretaria da Paróquia, ou após as celebrações.


Informações:
Leonardo Loures (seminarista) : 8867-2307
Paróquia Santo Antônio (secretaria) : 3225-1227