A Semana Nacional da Família faz parte do calendário das paróquias do Brasil. Com início em 1992, como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional, é celebrada a Semana Nacional da Família.
O documento de Aparecida, (n. 302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família com primeira escola da fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.
Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da benção e do suporte de Deus que, infelizmente, é freqüentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelo e insegurança.
A Semana Nacional da Família deve ser promovida por todos aqueles que amam sua família e sabem que deve somar esforços para protege-la e defende-la das grandes pressões externas que sofrem, e também para aprimorar a qualidade de vida dentro de casa. Enfim, toda e qualquer pessoa é importante e deve se sentir convidada a participar da Semana Nacional da Família e a promover um bem maior, que a família fundamentada no matrimônio.
Juntos, queremos que o nosso clamor seja visto na terra e escutado por Deus nosso Pai, que planejou a família como escola de amor, de felicidade e conforto para toda criatura humana.


Confira: