A história da devoção à Nossa Senhora da Paz



A devoção á Nossa Senhora da Paz nasceu na cidade de Toledo (Espanha), no seculo XI. Os mouros (árabes muçulmanos) invadiram a Espanha e tomaram nesta cidade um templo consagrado a Maria Santíssima, muito venerado pelos fiéis, transformando-o em mesquita e profanando-o com os cultos e ritos de sua religião. Quando os cristãos retomaram Toledo, a Igreja continuou sendo mesquita dos mouros, como parte de um acordo feito com o Rei Espanhol. A rainha e a população, indignadas, saíram pelas ruas vestidas de luto, em protesto. Correndo o risco de serem penalizadas por desobediência ao rei, pediram à Virgem que lhe abrandasse o coração. Os mouros, com medo de que a população se voltasse contra eles, suplicaram que o rei perdoasse a rainha e o arcebispo. O soberano atendeu ao pedido. Uma grande procissão rendeu graças à Virgem por ter trazido a paz a Toledo, marcando o retorno da imagem para a igreja. Desde então passou a ser venerada como Nossa Senhora da Paz. A fim de perpetuar esta graça, foi instituída sua festa celebrada a 9 de julho.


A Imagem de Nossa Senhora da Paz

Segundo os manuais que descrevem a devoção a "Nossa Senhora da Paz", a sua imagem possui a seguinte característica: Maria Santíssima de pé, com o Menino Jesus no Braço esquerdo, segura com a mão direita um ramo de oliveira, símbolo da paz. Jesus tem na mão direita uma bola que representa o mundo e na esquerda outro ramo de oliveira. Quando a invocação é de Nossa Senhora Rainha da Paz, ela está geralmente coroada.

Na Comunidade de Nossa Senhora da Paz está sendo preparada um programação especial com, quadrilhas, noite de louvor, evangeliza-show, procissão...

Confira a programação completa:

07/07 – Quinta-feira
19h30 – Santa Missa. Logo após funcionamento da barraca de caldos.


08/07 – Sexta-feira
19h30 - Noite de Louvor com o ministério Jovens da Luz. Logo após, funcionamento da barraca de caldos.


09/07  – Dia em honra à Nossa Senhora da Paz
19h – Santa Missa.
20h30 – Evangeliza-show – com jovens da comunidade e da matriz Nossa Senhora de Lourdes. Quadrilha de jovens e crianças e funcionamento de barraquinhas.


10/07 – Domingo
16h – Procissão com a imagem pelas ruas do bairro, partindo da rua Engenheiro Reginaldo Arcuri (ponto final) em direção à comunidade.
16h30 – Santa Missa
19h30 - Quadrilha de jovens e crianças e funcionamento de barraquinhas

A comunidade nossa senhora da paz fica localizada na rua João Leite de Oliveira, 319 - Bairro Encosta do Sol!