8° Dia da Novena - Dom da Piedade

8° Dia da novena
Tema: Dom da Piedade


1ª Leitura - At 25,13b-21
Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 25,13b-21
Naqueles dias:13bO rei Agripa e Berenice chegaram a Cesaréiae foram cumprimentar Festo.14Como ficassem alguns dias aí,Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo:'Está aqui um homemque Félix deixou como prisioneiro.15Quando eu estive em Jerusalém,os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeusapresentaram acusações contra elee pediram-me que o condenasse.16Mas eu lhes respondique os romanos não costumam entregar um homemantes que o acusadotenha sido confrontado com os acusadorese possa defender-se da acusação.17Eles vieram para cáe, no dia seguinte, sem demora,sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem.18Seus acusadores compareceram diante dele,mas não trouxeram nenhuma acusação de crimesde que eu pudesse suspeitar.19Tinham somente certas questõessobre a sua própria religiãoe a respeito de um certo Jesus que já morreu,mas que Paulo afirma estar vivo.20Eu não sabia o que fazer para averigüar o assunto.Perguntei então a Paulose ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá.21Mas Paulo fez uma apelaçãopara que a sua causa fosse reservadaao juízo do Augusto Imperador.Então ordenei que ficasse presoaté que eu pudesse enviá-lo a César.'Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)
R. O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


1Bendize, ó minha alma, ao Senhor,*e todo o meu ser, seu santo nome!2Bendize, ó minha alma, ao Senhor,*não te esqueças de nenhum de seus favores!R.11Quanto os céus por sobre a terra se elevam,*tanto é grande o seu amor aos que o temem;12quanto dista o nascente do poente,*tanto afasta para longe nossos crimes.R.19O Senhor pôs o seu trono lá nos céus,*e abrange o mundo inteiro seu reinado.20Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos,*valorosos que cumpris as suas ordens.

Evangelho - Jo 21,15-19
Apascenta os meus cordeiros.
Apascenta as minhas ovelhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e,15depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. 16E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'.17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste,porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'.Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.' 19Jesus disse isso,significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou : 'Segue-me'. Palavra da Salvação.