4° Dia da novena - Dom da Conselho

4° Dia da novena
Tema: Dom da Conselho

1ª Leitura - At 19,1-8
Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?
Leitura dos Atos dos Apóstolos 19,1-8
1Enquanto Apolo estava em Corinto,Paulo atravessou as regiões montanhosase chegou a Éfeso.Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes:2'Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?'Eles responderam:'Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!'3Então Paulo perguntou:'Que batismo vós recebestes?'Eles responderam: 'O batismo de João.'4Paulo disse-lhes:'João administrava um batismo de conversão,dizendo ao povo que acreditassenaquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.'5Tendo ouvido isso,eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.6Paulo impôs-lhes as mãose sobre eles desceu o Espírito Santo.Começaram então a falar em línguas e a profetizar.7Ao todo, eram uns doze homens.8Paulo foi então à sinagogae, durante três meses, falava com toda convicção,discutindo e procurando convencer os ouvintessobre o Reino de Deus.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 67, 2-3. 4-5ac. 6-7ab (R. 33a)
R. Reinos da terra, cantai ao Senhor.


2Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! *Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor!3Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, +como a cera se derrete, ao contato com o fogo, *assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor! R.

4Mas os justos se alegram na presença do Senhor *rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!5aCantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome!*5co seu nome é Senhor: exultai diante dele!R.
6Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protretor; *é assim o nosso Deus em sua santa habitação.7aÉ o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados,*7bquem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.R.


Evangelho - Jo 16,29-33
Tende coragem! Eu venci o mundo!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,29-33
Naquele tempo:29Os discípulos disseram a Jesus:'Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue.Por isto cremos que vieste da parte de Deus. 31Jesus respondeu: 'Credes agora? 32Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado,e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim.No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu  venci o mundo!'Palavra da Salvação