Liturgia

Certamente, você já ouviu, já falou, já leu e até, já teve ocasião de aprofundar sobre Liturgia. A palavra Lit+Urgia vem da língua grega: laos = povo e ergon = ação, trabalho serviço... Unindo os dois termos que formam a palavra, encontramos a raiz mais profunda do significado da Liturgia, ou seja: ação, trabalho, serviço do povo e realizado em benefício do povo, isto é: um serviço público, como diz hoje. Antes mesmo de esta palavra ser usada pela Igreja, os gregos a usavam para indicar qualquer trabalho realizado a favor do povo e sempre realizado pelo povo, em forma de mutirão, como temos hoje. Então, quando abriam uma estrada, ou construíam uma ponte ou realizavam qualquer trabalho que trouxesse um benefício à população, entre os gregos se dizia: realizamos uma Liturgia.

Este sentido primeiro da palavra nos ajuda buscar o que deve ser hoje a Liturgia Cristã em nossas comunidades, sobretudo depois de tantos séculos de história em que a Liturgia ficou reduzida a uma ação realizada por ministros ordenados (bispo, padre...) para o povo. Era uma AÇÃO em que o povo não tomava parte, apenas "assistia" como expectador e, muitas vezes, sem compreender o que estava sendo feito. Graças ao Concílio Vaticano II, voltamos ao sentido primeiro da Liturgia, como ação comunitária do povo batizado e, por isso todo ele sacerdotal, chamado ao louvor de Deus e à santificação da Vida. E esta participação precisa ser cada vez mais "ativa, consciente, plena e frutuosa".

Mas, de que Ação se trata? Que trabalho é este que podemos considerá-lo "fonte e cume" de nosso ser e de nosso agir cristão? Olhando com fé nossa história como povo de Deus, constatamos que Deus se manifesta sempre agindo amorosamente e, sua ação é permanente serviço à vida, um bem que atinge toda a humanidade, É uma ação criadora, libertadora e transformadora que, não só nos atinge, mas nos envolve e nos torna agentes, participantes desta sua ação, numa aliança de amor e compromisso. E a maneira mais concreta, perfeita e plena de Deus agir a nosso favor foi através de Jesus Cristo, o Filho que se fez irmão e servidor (Liturgo) com sua vida, paixão, morte e ressurreição. Entregou-nos seu Espírito pelo qual nos faz capazes de agir também como filhos e filhas de Deus, realizando e continuando com Ele esta ação libertadora a serviço da vida dos irmãos. 

O ponto culminante de uma comunidade eclesial é a celebração comunitária, onde todos expressam sua fé comum; ouvem o mesmo Senhor, Salvador e Libertador; agradecem os favores de Deus; cantam as mesmas canções. Aí todos louvam a Deus e os laços do amor fortalecidos. Cresce a fraternidade e o Povo de Deus se reanima, sobretudo, nos Sacramentos, para continuar a luta pela construção do Reino. 

Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem referencia à liturgia. Qualquer celebração tem sentido evangelizador e catequético. Toda ação pastoral terá como ponto de referencia a liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo. (Conf. Doc. 38 — CNBB).
A celebração litúrgica, como a obra de Cristo Sacerdote, e da Igreja que é seu Corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. (Conf. SC 7).
Quando falamos de liturgia, temos presente:

•A Missa ou Celebração Eucarística;

• Celebração dos Sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, penitencia, unção dos enfermos, ordenação, matrimonio);

• A Celebração dos Sacramentais (bênçãos, encomendação dos mortos...);

• A Celebração da Palavra ou Culto;

• A Liturgia das Horas;

• O Ano Litúrgico.

A necessária organização litúrgica.
Todos sabemos que nenhuma atividade na comunidade funciona sem um mínimo de organização. A liturgia não foge desta necessidade. Para que a dimensão celebrativa funcione bem. Para que haja participação de todos, se faz necessário que alguém, uma equipe pense, planeje, prepare com carinho e dedicação. 

As celebrações das comunidades, das paróquias e das Dioceses precisam de um grupo de pessoas, de uma equipe ou de várias equipes que prestem esse serviço comunitário. O primeiro critério que esta equipe ou pessoas devem ter presente, é o "Querer Celebrar Bem". Celebrar de tal modo que favoreça a participação de todos os presentes. 

O Grupo litúrgico de nossa Paróquia tem como objetivos norteadores os de: Reunir e refletir melhor o verdadeiro sentido da liturgia em nossa paróquia; Estudar e aprofundar os temas litúrgicos; Aprimorar sempre nossas liturgias. Então, o sentido mais amplo da Liturgia é toda esta ação realizada por Deus, em Jesus Cristo e, através do seu Espírito em nós e através de nós a toda a humanidade.


Equipe de Liturgia
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes