Tema: A Gloriosa Assunção de Nossa Senhora
Solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma da fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Disse o Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.", ou seja, o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos das Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimento das dores.
Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus, e já tinha sofrido com as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário e a morte do Filho.
Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu - se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virgianl, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora , Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!
Assunção de Nossa Senhora ou Nossa Senhora assunta ao céu, ou ainda Nossa Senhora da Glória, está entre as festas de Nossa Senhora muito caras ao nosso povo. Faz parte da piedade popular do Catolicismo tradicional.
A Assunção de Maria nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!
Comunidade Nossa Senhora Aparecida