Na última semana, o Padre Expedito se despediu da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, dando sequência à sua caminhada missionária. No entanto, o Padre Gil Condé, pároco do matriz, não ficará sozinho na condução dos trabalhos. Fabrício Francisco Oliveira, de 33 anos, chega para ajudar a desenvolver o trabalho junto às comunidades.
Natural de Governador Valadares, Fabrício chegou a Juiz de Fora em 1996 para servir o quartel. No entanto, sua trajetória mudaria de rumo. "Comecei a frequentar a Paróquia do Bairú, participando de um grupo de jovens. Além disso, participei de encontros vocacionais e fui convidaodo a participar do Postulado de Santa Cruz, em Belo Horizonte, onde aprendi muito. Deste modo, pude dar sequência à minha caminhada, concluindo o curso de Filosofia e voltando à cidade, onde vivi minha juventude espiritual", afirmou Fabrício, que está no ano de seu tirocínio.
Segundo ele, a responsabilidade de ajudar na comunidade é grande. "Toda paróquia tem suas facilidades e dificuldades. Somos nós quem fazemos o lugar e espero ajudar com a minha capacidade de evangelizar as pessoas e no que for necessário". Formado em Teologia, ele já pode receber a ordenação, mas seguindo as diretrizes da Arquidiocese de Juiz de Fora, vive o ano de seu tirocínio, ou seja, o ano pastoral. A partir daí, o padre de determinada paróquia é o responsável pela orientação. No dia 1° de março, Fabrício receberá os ministérios de acólito e leitor. Deste modo, o próximo passo seria o diaconato e, o posterior, a ordenação sacerdotal.
Sobre a saída de Padre Expedito da paróquia, Fabrício diz ser algo normal, sendo ele um missionário, que tem que servir a todos, caso esta seja sua missão. "Para mim, Expedito é um professor e um amigo, que sempre me aconselhou muito. Foi uma graça muito grande trabalhar com ele", afirmou.
Juventude é elogiada pelo seminarista
Quem convive nas comunidades da matriz de Lourdes sabe a força que a juventude tem na paróquia. Fabrício faz questão de elogiar e exaltar a presença dos jovens. "Observamos aqui uma juventude ativa, que faz seus encontros, propóe eventos e faz eles acontecerem. Espiritualidades, retiros, encontros para levantar fundos para a igreja: eles estão inseridos em todas as pastorais e isso fortalece muito a igreja", completou.